Notícias

Agência do Trabalhador realiza Dia D para vagas à pessoa com deficiência

25/09/2018

Promover a inserção de pessoas com deficiência no mercado de trabalho é o objetivo do Dia D, coordenado pela Agência do Trabalhador, com a parceria do SINE (Sistema Nacional de Empregos), Ministério do Trabalho e outras instituições. Durante a ação, nesta terça-feira (25), a equipe da agência se concentra no atendimento às pessoas com deficiência e beneficiários reabilitados do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social).

A Agência do Trabalhador possui 33 vagas abertas para pessoas com deficiência, nas funções de almoxarife, auxiliar administrativo, auxiliar de limpeza, auxiliar de produção, repositor, servente de obras e zelador. Segundo o gerente da Agência do Trabalhador, Cezar Prestes, em 2017, foram contratadas 93 pessoas com deficiência, sendo 22 no Dia D. “Ano passado tivemos um bom resultado com o dia D e, em 2018, esperamos que mais pessoas sejam contratadas”.  Este ano, entre janeiro e agosto, foram contratadas 30 pessoas com deficiência.

As empresas contratantes também participaram das ações do Dia D. Para a psicóloga da empresa Benderplast, Gabrieli Souto, que esteve na sede da agência fazendo entrevistas com os candidatos, essa concentração beneficia tanto as empresas quanto quem está procurando emprego. “Estamos aqui para facilitar o acesso aos candidatos. A contratação de pessoas com deficiência é lei, mas as empresas precisam se preocupar em adaptar corretamente as funções e oferecer um ambiente de trabalho adequado e acessível às pessoas com deficiência”, comentou a psicóloga.

De acordo com a Lei 8213/91 e o Decreto Federal 5296/04, todas as empresas com mais de 100 funcionários devem ter em seu quadro de funcionários trabalhadores que tenham algum tipo de deficiência. As empresas que têm de 100 a 200 funcionários devem reservar, obrigatoriamente, 2% de suas vagas para pessoas com deficiência; entre 201 e 500 funcionários, 3%; entre 501 e 1000 funcionários, 4%; empresas com mais de 1001 funcionários, 5% das suas vagas.

Para concorrer às vagas, os interessados devem comparecer na Agência do Trabalhador, localizada na Rua Guaíra, 3096, das 8h às 16h30, de segunda a sexta-feira. 

Publicado em: 25/09/2018