Notícias

Agência do Trabalhador promove o Dia D, Inclusão das Pessoas com Deficiência no Mercado de Trabalho 

20/09/2022

O dia 21 de setembro, é nacionalmente a data destinada para a Luta da Pessoa com Deficiência. Além de ser marca da construção de mobilizações para a Inclusão Social de Pessoas com Deficiência, o momento é de conscientização da luta anticapacitista e celebração destes movimentos. 

 

Pensando nisso, a Agência do Trabalhador de Guarapuava, convida todas as empresas parceiras para participar do Dia D, uma grande ação que vai reunir as entidades do município para incentivar a inclusão social e profissional da pessoa com deficiência e reabilitados do Instituto Nacional do Seguro Social  (INSS) no mercado de trabalho.

 

O objetivo, portanto, é que o empreendedor possa realizar o processo seletivo desses candidatos às oportunidades de emprego, atendendo ao artigo 93 da Lei n° 8.213/91.

 

“Anualmente, todas as Agências do Paraná promovem, em setembro, um dia voltado para as pessoas com deficiência. A iniciativa é muito importante porque especialmente neste dia, as empresas disponibilizam as vagas exclusivamente para esse público específico”, destaca a gerente da Agência do Trabalhador de Guarapuava, Anne Mayara Macedo.

 

A ação vai ser realizada na Agência do Trabalhador, na próxima quarta-feira (21), das 8h às 12h e das 13h às 17h. Na programação no período da manhã, haverá palestras sobre o tema.

 

PROGRAMAÇÃO

 

21/09 INCLUSÃO DA PESSOA COM DEFICIÊNCIA

 

PALESTRAS

 

– 9h Dr. Luiz Felipe Serpa Agner

 

Os Desafios da Pessoa com deficiência

 

– 9h20 Dra. Gisiele Schmitz Loch, Advogada, membro da comissão de direito das pessoas com deficiência da OAB/PR Guarapuava

 

Os Direitos da Pessoa com deficiência

 

9h40 Professor Antônio Costa Gomes Filho, do Curso de Administração da UNICENTRO membro e representante do COMDDEG

 

Os desafios do Conselho Municipal dos Direitos dos Deficientes de Guarapuava

 

10H Psicóloga Eucaris Santos, representante da AGMA (Associação Guarapuava Mundo Azul)

 

10H20 Psicóloga Laurine Abilhôa, representante da APAE

 

Os desafios da Instituição

 

Na parte da tarde, das 13h às 17h, haverá espaço disponível para as empresas que queiram fazer entrevistas e tenham vagas abertas para pessoa com deficiência.

 

A coordenação da Agência do Trabalhador de Guarapuava destaca que nesta quarta-feira, 21 de setembro, o atendimento será somente para esse público.