Notícias

Agência do Trabalhador promove Dia D de inclusão das pessoas com deficiência no mercado de trabalho 

21/09/2022

Nesta quarta-feira (21), em alusão ao dia nacional destinado à Luta da Pessoa com Deficiência, a Agência do Trabalhador de Guarapuava promoveu o Dia D de inclusão dessas pessoas no mercado de trabalho. A ação reuniu entidades do município com o objetivo de incentivar a inclusão social e profissional da pessoa com deficiência e reabilitados do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) em novas colocações.

 

“Anualmente, todas as Agências do Paraná promovem, em setembro, um dia voltado para as pessoas com deficiência. A iniciativa é muito importante, porque especialmente neste dia, as empresas disponibilizam as vagas exclusivamente para esse público específico”, destaca a gerente da Agência do Trabalhador de Guarapuava, Anne Mayara Macedo.

 

Representando a gestão municipal, frente em se tratando de inclusão e acessibilidade, o Secretário de Desenvolvimento e Inovação, Sávio Denardi, falou sobre o papel do poder público para esta causa. “Nós, como representantes do poder público, precisamos debater e nos fazermos presentes em ações como esta. E mais do que isso, realmente, fazer valer o papel da inclusão de pessoas com deficiência. Como exemplo disso, temos a nossa Agência do Empreendedor que orienta e dá oportunidade para essas pessoas se sentirem incluídas dentro do mercado de trabalho”, destacou o secretário.

 

Como uma das convidadas do evento, a advogada Gisiele Schmitz Loch, membro da Comissão de Direito das Pessoas com Deficiência da Ordem dos Advogados do Brasil no Estado do Paraná (OAB/PR), Subseção Guarapuava, em consonância com as demais explanações dos outros convidados, falou sobre a importância da inclusão no dia a dia. Ela também abordou sobre os efeitos da não inclusão destas pessoas, de acordo com o artigo 93 da Lei n° 8.213/91.

 

“A pessoa com deficiência tem todos os direitos assegurados e a lei garante a acessibilidade a elas. A pena para quem dificulta o acesso destas pessoas, seja em qualquer âmbito, é de dois a cinco anos de reclusão e multa. E isso vai muito além do que somente cumprir a lei, é questão de empatia e se colocar no lugar do outro”, ressaltou. 

 

Além das palestras ocorridas pela manhã, durante a tarde, das 13h às 17h haverá espaço disponível para as empresas que queiram fazer entrevistas e tenham vagas abertas para pessoas com deficiência.