
Adolescentes integrantes do Projeto Pelotão Esperança participam de jornada de inovação no Cilla Tech Park
27/04/2023
Ao todo, 30 adolescentes integrantes do Projeto participam do curso voltado a Tecnologia, Inovação e Empreendedorismo.
Com o intuito de oportunizar novas experiências e auxiliar na qualificação para o mercado de trabalho, adolescentes integrantes do Projeto “Pelotão Esperança”, participam de jornada de inovação promovida pelo Cilla Tech Park, por meio do Celeiro de Inovação.
“Essa parceria inédita que foi realizada com o Cilla Tech Park é de extrema importância para o Projeto. Pois junto às demais ações que já são desenvolvidas, irá auxiliar ainda mais no desenvolvimento dos jovens. Além de contribuir para a formação profissional”, enfatizou o comandante do 26º GAC, Luiz Renato Laraia Pinheiro.
“Sabemos que essa é uma oportunidade para que muitos desses adolescentes tenham essa experiência com a tecnologia. Temos uma gestão que se importa com a educação tecnológica e essa experiência vai despertar o interesse de muitos adolescentes para essa área”, destacou a secretária de Assistência e Desenvolvimento Social, Elenita Lodi.
A ação acontece em duas turmas distintas compostas por 15 integrantes cada, os jovens estão tendo a oportunidade de aprender na teoria e na prática sobre: Tecnologia, Inovação, o funcionamento e usabilidade da impressora 3D. Além disso, em parceria com o Sicredi, os adolescentes aprendem também sobre Educação Empreendedora.
“Nosso principal objetivo com essa e as demais iniciativas, que são promovidas pelo Cilla Tech Park, é realmente gerar transformação. E, em especial, sobre a vida de jovens em situação de vulnerabilidade social. Queremos mostrar que através da inovação, da tecnologia e do empreendedorismo é possível mudar a realidade da vida deles”, explicou a assessora pedagógica do Cilla Tech Park, Isabela Maria Edling.
Ao final da jornada, será realizada uma feira com a exposição dos produtos confeccionados pelos alunos, o qual tem como objetivo demonstrar o trabalho realizado e incentivar os jovens ao empreendedorismo.
“A impressão 3D serve para construir diversos objetos personalizados, de maneira ágil e relativamente simples. Após serem prototipadas, as peças se tornam reais a partir desse processo, incluindo detalhes como fendas, formas e cores. Pode ser utilizada também para substituição de peças, uma dobradiça de uma porta de armário, por exemplo”, explicou o professor e analista de impressão 3D, Jhonnathan Ferreira.
“Eu estou muito impressionado com as aulas. Com certeza vou utilizar muito o que aprendi aqui para a minha formação profissional”, contextualizou o jovem integrante do projeto, Gabriel de Araújo, de 14 anos.
As aulas iniciaram para o turno da tarde no dia 11 de abril e do turno da manhã no dia 13 de abril. E ainda estão acontecendo nas terças-feiras das 14h às 16h30 e nas quintas das 08h30 às 11h.
Pelotão Esperança
O Pelotão Esperança atende atualmente 60 adolescentes, entre 12 a 14 anos, no contraturno escolar, pelo período de dois anos, com atividades diversificadas, como musicalização, informática, orientação, judô, natação, valores, justiça restaurativa, entre outras.
Contando com uma história de 25 anos, o Projeto é uma iniciativa do Rotary Club Lagoa, do 26º Grupo de Artilharia de Campanha (GAC), da Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social (SEMADS) e demais parceiros.