Acompanhamento e suporte são oferecidos às mulheres vítimas de agressão em Guarapuava

15/06/2022

Os cuidados com as mulheres vítimas de agressões em Guarapuava não terminam após a denúncia, ao contrário, este é o só o primeiro passo para as vítimas em direção ao fim da opressão. O Centro de Referência de Atendimento à Mulher em Situação de Violência (CRAM), que é vinculado à Secretaria de Políticas Públicas para as Mulheres, oferece apoio e assistência a todas as vítimas de qualquer forma de violência.

A administração pública municipal e o serviço de segurança têm caminhado lado a lado no enfrentamento à violência contra as mulheres há muitos anos na cidade. Desde o início da implantação, a Secretaria de Políticas Públicas Para as Mulheres mantém uma parceria com a Polícia Militar que tem facilitado o processo de recebimento de boletins de ocorrência. Por meio da solicitação do auxílio da Polícia no 190, a equipe do CRAM recebe, diariamente, dados que possibilitam a busca ativa da vítima.

“A prefeitura de Guarapuava soma forças nesta luta por meio da Rede de Enfrentamento à Violência contra a Mulher e, para isso, todos os serviços precisam estar conectados para que possamos atendê-las integralmente, respeitando, acima de tudo, a vontade de cada mulher, sem atropelar ou adiantar qualquer atendimento, pois para cada um, existe um ciclo. Dessa maneira, vamos empoderando a mulher até que chegue o momento de ela iniciar uma nova vida”, enfatiza a secretária de Políticas Públicas Para as Mulheres, Priscila Schran de Lima.

Além disso, conforme complementa Thalyta Forquim Buco, assistente social e diretora do CRAM, a equipe está preparada para prestar todos os apoios necessários à mulher, desde o momento da denúncia da agressão. “Nós prestamos apoio e assistência às mulheres que estão sofrendo qualquer forma de violência. Este suporte se dá por meio de atendimento com assistente social, psicólogo e advogada. Buscamos realizar um atendimento integral à mulher, possibilitando o acesso a direitos nas diversas áreas que compõem a Rede de Enfrentamento à Violência contra a Mulher, bem como desenvolvendo a autonomia para romper com o ciclo da violência”, conta Thalita.

Por muitos anos, Guarapuava já esteve entre os 100 municípios do País que mais matavam mulheres, segundo o Mapa da Violência de 2012. De lá para cá, por meio de Políticas Públicas e investimentos no combate à violência, a cidade percorreu um caminho de muitos desafios e avanços. Atualmente, o município é referência no enfrentamento à violência contra as mulheres e na execução de políticas públicas voltadas à equidade de gênero.

Uma das ferramentas essenciais que permitiu a Guarapuava reduzir em 52% o número de feminicídios na cidade foi a criação do CRAM, que oferece suporte às vítimas de violência desde março de 2018.

ATENDIMENTO CRAM

Endereço: Av. Moacir Júlio Silvestri, 1545 – Batel.

Horário: 13h às 17h.

Contato: 42 3622 1342.

Dúvidas e atendimentos podem ser solicitados pelo telefone (42) 98405-6206. Em caso de emergências, também estão disponíveis os números 190, da Polícia Militar, e 193, da Delegacia da Mulher.