Ações do Programa Vida Digna já estão em andamento em Guarapuava

15/10/2019

“Participar do programa está mudando a nossa vida, é maravilhoso. Eles dão muitas oportunidades que não teríamos em outra situação. E tudo o que for para o nosso bem estamos aí para fazer, vamos seguir em frente”, essa foi a declaração da Leidy Daiane Amaral, uma das beneficiadas pelo Vida Digna. Na última semana, a equipe da Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social fez uma visita às famílias cadastradas para entrega de cestas básicas e informar sobre o depósito da primeira parcela do repasse mensal de aproximadamente R$ 220. “A destinação da cesta básica e o valor do benefício auxiliam na renda da família porque, o que provavelmente eles iriam gastar na compra de alimentos, agora poderão utilizam para pagar as contas mensais”, disse a coordenadora do programa, Viviane Stavinski.

A cesta básica e o repasse mensal integram uma série de benefícios do Programa Vida Digna para as famílias contempladas, como cursos de capacitação profissional; aumento no valor pago pelo quilo de material recolhido e entregue na Cooperativa Municipal e fornecimento de carrinhos novos aos participantes do programa. Além disso, há também vagas prioritárias nas creches para famílias com crianças de até quatro anos e o cartão + saúde. “Ao término do período, as famílias que cumprirem as condicionalidades do programa e demonstrarem um efetivo desenvolvimento, receberão uma casa em loteamento com infraestrutura completa”, ressaltou o secretário de Assistência e Desenvolvimento Social, Ari Marcos Bona. “Quero me formar no curso, voltar a estudar, ter um futuro melhor para mim e minhas filhas. Tudo o que estão fazendo para nós é uma benção”, declarou Leidy.

Vale lembrar que foram priorizadas famílias que possuem como principal fonte de renda a coleta de materiais recicláveis, ou seja, os operadores ecológicos. A seleção dos 40 integrantes ocorreu através do banco de dados do Cras (Centro de Referência de Assistência Social), da Secretaria de Meio Ambiente e da Defesa Civil de Guarapuava.

O programa Vida Digna tem duração de dois anos e consiste em ações integradas entre as secretarias municipais de Assistência e Desenvolvimento Social, Meio Ambiente, Finanças, Saúde, Educação e Cultura, Habitação e Urbanismo. Conta ainda com a parceria do Colégio Estadual Francisco Carneiro Martins e da Unicentro.