Ações do programa Mulher Alerta chegam ao bairro Industrial

08/06/2019

Em clima de festa e comemoração, um grande evento marcou o início da 2ª edição do Programa Mulher Alerta, nessa sexta-feira (07), na Escola Total Iná Ribas Carli, no bairro Industrial, em Guarapuava. “Estamos diante da concretização de uma política pública efetiva, que tem ação e resultado. Vemos, com clareza, que quando se trabalha com persistência em uma política bem estruturada, acontecem mudanças sociais e culturais dentro da sociedade”, ressaltou o prefeito, Cesar Silvestri Filho.

O objetivo do programa Mulher Alerta é ampliar o acesso às políticas públicas de combate à violência contra as mulheres nos bairros de Guarapuava. “Toda a atenção da secretaria estará por três meses no bairro Industrial. Visitaremos as organizações e instituições do bairro, trazendo capacitação e treinamento, para que possamos juntos combater a violência contra as mulheres”, afirmou a secretária de Políticas para as Mulheres, Priscila Schran. O trabalho que a secretaria vem desenvolvendo tem reconhecimento nacional.  “Nós temos projetos na câmara nacional, referências da secretaria de Guarapuava. Precisamos de políticas públicas efetivas para as mulheres, que proporcionem a elas lugar de destaque na sociedade”, exaltou a deputada estadual, Cristina Silvestri.

A aproximação com a comunidade é primordial. “Abrimos as portas da escola e do bairro com muito orgulho para receber o Programa Mulher Alerta. A expectativa é de que com as ações, tenhamos um ambiente de mais qualidade”, disse a diretora da Escola Total Iná Ribas Carli, Maria Luisa Pedroso.

Centenas de pessoas aproveitaram a programação que contou com oficinas de abayomi (artesanato de boneca afro-brasileira), autoconhecimento do parto e ginecologia natural, combate à violência contra a mulher, serviços de saúde, manicure, apresentações culturais dos alunos da escola anfitriã e participantes do programa Ativa Idade, distribuição de brindes e mini arranjos de flores, feira de artesanato, orientações jurídicas, psicológicas e profissionais, entre outros serviços. No ônibus lilás, foi possível ter atendimento com psicólogas, advogadas e assistentes sociais.

O programa Mulher Alerta é uma parceria da Secretaria de Políticas para as Mulheres com a Rede de Enfrentamento à Violência contra a Mulher, Conselho Municipal dos Direitos das Mulheres de Guarapuava, Unicentro, Centro Universitário Campo Real, Faculdade Guairacá, Acig, Unimed, Sebrae, Sest/Senat, Sesc, Senac e Fiep.

Estiveram presentes no evento os vereadores guarapuavanos Danilo Dominico, Márcio Carneiro, Samuel da Silva, Anderson Marcelo de Lima, Terezinha dos Santos Daiprai, vereadora Olinda Fiorentin, do município de Toledo, e o secretário do Meio Ambiente, Celso Araújo.

Publicado em:08/06/2019