Ações do Maio Amarelo contribuem com a redução do índice de acidentes

28/05/2019

O Maio Amarelo finalizou esta semana com uma blitz educativa, coordenada pela Setran (Secretaria Municipal de Trânsito e Transportes) e entidades parceiras. Durante o mês de conscientização no trânsito, foram desenvolvidas diversas ações, como palestras, passeios ciclísticos, orientação nas escolas, entre outras. Guarapuava tem cerca de 108 mil veículos. Com o aumento da frota, ações de conscientização são fundamentais para a organização do trânsito e a redução de acidentes.

Segundo o secretário de Trânsito e Transportes, Airson Horst, entre 2017 e 2018, registrou-se a queda 10% do número de acidentes. “Nossa meta é chegar a 15% em 2019, em relação ao ano passado, porém sempre trabalhamos com o objetivo de evitar os acidentes”, ressaltou o secretário.

O projeto internacional Maio Amarelo está na sexta edição. O tema deste ano é No trânsito, o sentido é a vida, que pede a atenção da sociedade para os altos índices de acidentes ao volante. Em Guarapuava, as campanhas são resultado da parceria entre Setran, Comutra (Conselho Municipal de Trânsito), Detran (Departamento de Trânsito), Sest/Senat, 16° BPM (Batalhão de Polícia Militar), Polícia Rodoviária Estadual, Faculdade Guairacá, Rotary, Grupo Rota X de Motociclistas, Farmácias Nissei, Felchak Produções e Arte & Manha.

“Para prevenir altos índices de acidentes no trânsito, as ações relembram os condutores de leis simples, como não usar o celular ao dirigir, sempre estar com o cinto de segurança, parar na preferencial etc”, informou o policial militar Antonio Gutubir. “As ações contínuas são ótimas para melhorar o trânsito. A mudança tem que ser diária. As pessoas precisam se importar com a segurança de todos no trânsito”, opinou o empresário Rodrigo dos Santos, abordado durante a blitz educativa realizada nesta segunda- feira (27), na avenida Prefeito Moacir Júlio Silvestri, Centro.