Notícias

Ações de combate e prevenção contra o mosquito da dengue são realizados em Guarapuava

08/04/2022

Promovido pela Vigilância Ambiental em Saúde, em parceria com o Colégio Estadual Ana Vanda Bassara e o SESC Paraná, foi realizado nesta sexta-feira (8), por agentes de endemias, um arrastão no bairro Vila Bela, com o intuito de auxiliar os moradores na eliminação dos criadouros do mosquito Aedes Aegypti.

 

“Esse trabalho de vistoria e orientação é muito necessário, pois a população ficou muito preocupada com a pandemia nesses últimos dois anos, deixando um pouco de lado o cuidado que se deve ter com o mosquito da dengue. Então isso auxilia no combate e conscientiza a sociedade”, conta o morador Mário Pires.

 

Foi realizado também na quinta-feira (7), ações de orientação e panfletagem na rua XV de Novembro com a presença de técnicos de enfermagem. Além disso, a aferição da pressão arterial era feita pelos técnicos para quem buscasse orientação contra a propagação do mosquito.

 

De acordo com a coordenadora do Programa Nacional de Controle a Dengue em Guarapuava, Sabina Curi, estas ações são necessárias, ainda mais no Dia Mundial da Saúde. “Ontem foi um dia muito importante para a saúde e nós estamos realizando essa ação com o intuito de orientar as pessoas na questão dos focos da dengue em seus imóveis, além disso, esse arrastão vai ser em um bairro onde se concentra a maior parte dos focos do mosquito, para eliminar a maior quantidade possível de criadouros”, observa.

 

Em um levantamento feito pelos agentes, a quantidade de focos triplicou nos últimos meses no município, objetivando conscientizar a população contra a proliferação da doença.