Ações contra febre amarela e o mosquito transmissor da dengue começam nesta sexta (12)

11/04/2019

Nesta sexta feira e sábado (12 e 13), o departamento de Epidemiologia e a Vigilância Sanitária, da Secretaria de Saúde de Guarapuava, promovem duas ações importantes na cidade. Nestes dias, haverá o Dia D de vacinação contra a febre amarela e o Dia D de enfrentamento ao aedes aegypti, mosquito transmissor da dengue e outras arborivoses.

Na sexta, iniciarão as ações contra o mosquito transmissor da dengue. Serão dois dias de trabalho que envolverão 470 pessoas, entre eles servidores municipais e voluntários de saúde, agentes de combate à endemias, 26° GAC, escoteiros, universidades, associações de bairros, conselheiros locais da saúde, Polícia Militar e 5° Regional de Saúde.

“Será uma ação que ocorre todos os anos. As equipes estarão em toda área central de Guarapuava para orientar e fazer vistorias nas residências e estabelecimentos comerciais, para identificação e remoção de focos do aedes aegypti”, informou o diretor da Vigilância Sanitária e Ambiental de Guarapuava, Rodrigo Córdova.

Já no sábado, as UBS do município (Unidades Básicas de Saúde), com exceção das unidades do Guairacá e Primavera, estarão abertas para imunização contra a febre amarela. A vacina é recomendada a partir dos 9 meses até 59 anos. Pessoas com mais de 60 anos precisam de liberação médica. “Quem já tomou a vacina uma vez, está protegido da doença”, reforçou a chefe de Departamento de Epidemiologia, Chayane Andrade. Para tomar a dose é preciso apresentar a carteira de vacinação, cartão do SUS (Sistema Único de Saúde) e documento com foto.