Notícias

Acelerando o progresso: SPPM lança 2ª edição do Programa Acelerador de Lideranças Femininas

15/04/2023

Além de ser o pontapé para a formação de uma nova turma, o evento apresentou os projetos em desenvolvimento das mulheres formadas na 1ª edição do programa.

 

Com o objetivo de acelerar e facilitar o processo para as mulheres chegarem aos postos de liderança, seja no setor público ou privado, na noite desta sexta-feira (14), foi realizada, no Salão Nobre do Centro Universitário Campo Real, a cerimônia de lançamento da segunda edição do Programa Acelerador de Lideranças Femininas. o PROJETO É idealizado pela Secretaria de Políticas Públicas para as Mulheres e executado em parceria com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (SEBRAE).

 

“Este projeto é mais um exemplo do quanto as mulheres guarapuavanas fazem um excelente trabalho em nossa cidade. O município ganha quando colocamos mulheres na liderança. Isso reflete em todos os serviços que prestamos à nossa população. Vamos continuar investindo na Secretaria de Políticas Públicas para as Mulheres e em projetos como este para que nossa cidade seja uma referência em equidade e segurança para as mulheres. Que nesta segunda edição, o programa incentive, encoraje e multiplique as mulheres líderes de Guarapuava”, destacou o prefeito Celso Góes.

 

Para abrilhantar a noite, os presentes foram agraciados pela apresentação cultural do Coral Municipal Maestro Silvino Antônio Turco.

 

O evento contou ainda com a palestra “Seja protagonista da sua história”, ministrada por Rosi Neto. A palestrante é especialista em gestão estratégica de pessoas, apaixonada por liderança e comunicação, desenvolve e aplica cursos vivenciais e programas de alto impacto para líderes e equipes há mais de 14 anos. Ela esteve presente durante toda a formação da primeira edição do programa.

 

Em clima de empolgação, a secretária de Políticas Públicas para as Mulheres, Priscila Schran, comentou as expectativas para a segunda edição do projeto.

 

“O programa surgiu e causou um impacto muito interessante na nossa cidade. As mulheres líderes selecionadas têm mexido muito com a nossa política, com os nossos movimentos, com as associações e têm mostrado sua presença. Isso vem inspirando e impulsionando mais mulheres a quererem participar do programa de lideranças também. Então, a nossa expectativa é que a gente supere o número de inscrições do ano passado. Nós tivemos noventa e duas inscrições em 2022, então queremos superar isso. E nessa superação a gente também acredita que vai ter um corpo para seleção ainda mais qualificado, as mulheres ainda mais qualificadas chegarão até o programa e o SEBRAE vai fazer a seleção. Desta forma, nossa expectativa é que realmente a gente consiga alcançar mais mulheres este ano”, ressaltou a secretária.

 

Representando o SEBRAE, instituição parceira da Prefeitura no Programa Acelerador de Lideranças Femininas, a consultora de negócios, Fabíola Christine Martins da Silva, destacou a importância da parceria.

 

“Enquanto instituição, somos muito gratos por fazer parte desse projeto e fomentar o empreendedorismo. Então, quero agradecer mais uma vez à Secretaria e dar os parabéns ao município de Guarapuava que fizeram o projeto que está se destacando. Eu conversei com a Priscila e soube que tem outros municípios querendo saber mais sobre o projeto para poder levar para a sua cidade e isso é maravilhoso”, expressou Fabíola.

 

Além de ser o pontapé para a formação de uma nova turma, o evento apresentou os projetos em desenvolvimento das mulheres formadas na 1ª edição do programa, que tem o objetivo de multiplicar o aprendizado adquirido para cada vez mais mulheres.

 

Anelize Barbosa é cantora e está desenvolvendo o projeto “Menina, expressa a tua voz!”, que busca incentivar meninas e mulheres a trabalharem com canto e música.

 

Daniela Barbieri, empreendedora e empresária, representa a Associação Comercial e Empresarial de Guarapuava (ACIG), e seu projeto denominado “Desperte para a líder que você já é!”, busca fortalecer as lideranças empresariais e aumentar o número de mulheres na diretoria da associação comercial.

 

Debora Ferreira Kultz é internacionalista, empresária, mãe, esportista, acadêmica de Educação Física e está desenvolvendo o projeto “Evas Líderes do Esporte” que tem o objetivo de levar mais mulheres ao mundo do esporte.

 

Elis Camila Volochati, servidora pública municipal, assistente social, é coordenadora do CRAS unidade III, Jardim das Américas, pós-graduada em Seguridade Social e mestre em Desenvolvimento Comunitário pela Universidade Estadual do Centro-Oeste (UNICENTRO). Com o objetivo de incentivar mulheres a entrar no mundo político, principalmente como candidatas, está desenvolvendo o projeto “Mulheres Políticas”.

 

Gabriela Brustulin trabalha com viagens educacionais, experiência e luxo. Desenvolve o projeto “Protagonizando o Futuro” que é idealizado para trabalhar na prática com meninas de 12 a 15 anos temas relacionados à autoconhecimento, empreendedorismo, liderança, gestão, economia criativa, finanças e sustentabilidade.

 

Supervisora Administrativa da Cresol Grandes Lagos PR/SP, Isabely Schran Kaveski, desenvolve o projeto “Lideranças Femininas na Cresol”, que busca incentivar mulheres da empresa, não só em Guarapuava, mas em todo o Brasil, a alcançarem cargos de liderança.

 

Losanja Luciana Gonzales dos Santos atualmente é presidente da Associação Guarapuavana Mundo Azul (AGMA), formada em Políticas Públicas e Gerência Municipal faz parte do Conselho Municipal de Saúde e do Comitê Territorial Paraná Centro. Idealizou o projeto “Liderança Feminina no Terceiro Setor” que busca encorajar mulheres desse meio a serem líderes.

 

Professora e empreendedora, Ludyane Dufeck trabalha com gestão de tráfego pago e estratégia de posicionamento digital para empresas. Acredita que por meio do autoconhecimento, a mulher torna-se capaz de tomar decisões que podem transformar a vida pessoal e, consequentemente, a empresa que lidera ou está implantada. Com esse objetivo, o projeto é denominado “Empreendedora Consciente”.

 

Maira Chiaranda Bartholomeu é economista, pós-graduada em finanças e estudante de Ciências Contábeis. Com 10 anos de atuação na área financeira e residente no município há cinco anos, participou do Conselho de Segurança Alimentar de Guarapuava e liderou um movimento comunitário no bairro Industrial/Xarquinho desde 2021, que resultou em projetos como Horta Comunitária, Panificadora Comunitária, recuperação de nascente, campo de areia e Horta Pedagógica. Após as conquistas já realizadas, o projeto “Nosso Bairro, Nosso Lar”, tem por objetivo fortalecer as lideranças femininas do bairro para garantir que os projetos comunitários se fortaleçam e possam contribuir ainda mais com a transformação da comunidade local.

 

Mirian Baitel é doula e terapeuta. Atualmente também é assessora parlamentar. Luta para que mulheres voltem a ser protagonistas de seus partos e que bebês cheguem com respeito e acolhimento ao mundo. Por isso, o projeto “Nascer Bem” tem como objetivo maior, conscientizar profissionais da assistência ao parto sobre as boas práticas nesse momento único na vida das pessoas.

 

Patrícia Fernanda Silvério é oficial da Polícia Militar do Paraná, comandante da patrulha Maria da Penha, do Pelotão de Trânsito e oficial de Comunicação Social. Seu projeto “A força é feminina”, busca dar apoio a mulheres no setor da segurança pública.

 

Servidora pública municipal há aproximadamente 22 anos, Tatiana Xavier é coordenadora da Divisão de Sindicância e Processos Administrativos e Disciplinar do Município, vinculada à Procuradoria-Geral. Idealizou o projeto “Encontro de Capitãs” que é voltado para servidoras do município, em busca da prática da sororidade, quebras de paradigmas e de uma Guarapuava alicerçada na equidade.

 

O foco do programa é capacitar mulheres para ocuparem cargos de liderança. Esta segunda edição busca formar mais 20 líderes de diversos setores em 2023 para que cada uma em seu setor compartilhe seus conhecimentos a mais vinte mulheres, criando assim, uma Guarapuava com mais equidade de gênero.

 

Faça AQUI a inscrição para a 2ª edição do Programa Acelerador de Lideranças.