Notícias

Acadêmicos e comunidade participam da abertura da Semana do Meio Ambiente

04/06/2014

Na noite desta terça-feira (3), no auditório da Faculdade Guairacá, aconteceu a abertura da 2ª Semana do Meio Ambiente, evento organizado pela Secretaria de Meio Ambiente e a Unicentro. O objetivo é conscientizar a população sobre as responsabilidades ambientais, além de promover ações para a preservação dos recursos naturais do município. “Antes do funcionamento da secretaria a população desconhecia a situação ambiental de Guarapuava. Hoje estimulamos a participação e informamos os guarapuavanos e instituições para trabalharmos juntos pela transformação da realidade ambiental da nossa cidade. Esse evento é mais uma ação que integra esse trabalho”, afirma o secretário de Meio Ambiente, Celso Araújo. A secretária de Educação e Cultura, Doraci Senger Luy, também prestigiou o evento.

Após a abertura, o professor doutor e editor da revista Remea (Revita Eletrônica do Programa de Pós-Graduaçãoem Educação Ambiental), Vilmar Alves Pereira, falou a acadêmicos e comunidade sobre “Civilização e barbárie: desafios socioambientais”. Para a aluna do 3º ano do curso de Biologia da Unicentro, Helene Machowski, 21 anos, eventos como esse auxiliam na formação e informam sobre a atual situação ambiental. “Nessa palestra aprendemos sobre as transformações que a humanidade passou até o ponto que chegamos. Isso é fundamental para compreendermos a nossa realidade”.

A programação da Semana do Meio Ambiente prossegue até sábado (07). As escolas municipais participam com apresentações de teatro, dança, criação de poemas, exposições e palestras, todas relacionadas a um tema ambiental, como cultivo de especiarias, geminação, mural ecológico, apresentação do projeto “O menino do Dedo Verde”, entre outras atividades. Em parceria com o Sescap-PR,  também está sendo realizado o mutirão de coleta de lixo eletroeletrônico. Os materiais devem ser entregues nos ecopontos, entre terça e sábado (03 a07), no Calçadão da XV, em frente à Praça 9 de Dezembro, e no Parque das Araucárias.