Abolição da Escravatura no Brasil é comemorada em apresentações na Escola Municipal Hipólyta

11/05/2017

Durante esta quinta-feira (11), os mais de 270 alunos da Escola Municipal Hipólyta Nunes de Oliveira, participaram de apresentações muito especiais para lembrar ao dia 13 de Maio, onde se comemora o Dia da Abolição da Escravatura no Brasil. Dividida em duas apresentações, que contaram com teatro lúdico, músicas, livros e mostra de instrumentos musicais e brinquedos, a iniciativa teve por objetivo mostrar as crianças um pouco da história dos afrodescendentes. “Todos os anos nos lembramos da data tão importante para nosso país, pois é um momento de conhecer nosso passado. Hoje, realizamos performances que trabalharam com a história e que, com certeza, despertaram nas crianças a vontade de conhecer mais, além de reafirmar a sensação de que todos somos iguais”, ressaltou a diretora do Hipólyta, Luciana Aparecida Scariott Amaral.

Quem também participou das apresentações, foi o grupo Pastoral Afro Brasileira, que realizou as peças teatrais e animou a criançada com as músicas. “Para nós é muito gratificante mostrar um pouco da nossa cultura para as crianças. Trazer a história da abolição para eles ajuda a reafirmar em cada um à sua própria identidade”, enfatizou Amanda Guiné Finger, que participa do grupo e que incentivou como professora da escola as apresentações culturais.

Para a aluna do 4ª ano, Luana Marques Fernandes, 09 anos, as apresentações mostraram o quão importante é não julgar as pessoas pela sua cor. “Conheço muitas crianças e adultos que são preconceituosas e isso não é legal. Aprendi muitas coisas hoje, principalmente com o teatro. Agora, vou contar tudo o que eles ensinaram para outros colegas e amigos”, disse a aluna.

Postada em 11/05/2017