Abertura do EPEA apresenta conferência do teólogo e ambientalista Leonardo Boff

18/08/2015

“O ser humano tem que passar por uma experiência de choque, só a cabeça pensante não muda o mundo, tem que tomar cabeçada”. Assim, preocupado com o futuro global, o prestigiado teólogo, ambientalista, filósofo e professor Leonardo Boff, que está em Guarapuava para proferir a palestra de abertura do Encontro Paranaense de Educação Ambiental (EPEA), iniciou a entrevista concedida à imprensa na tarde desta terça-feira (18).

O teólogo falou sobre meio ambiente, ecologia e problemas globais, além do papel da academia, citando o EPEA como necessário, uma vez que propicia troca de conhecimento entre profissionais e estudantes. “As universidades precisam discutir os problemas da Terra. Embora o ensino hoje não possa se restringir somente à escola, tudo começa pela educação”, diz o professor, que completa: “As universidades e o sistema estão preocupados em discutir o meio ambiente porque a espécie humana pode desaparecer. Nós temos experiência e tecnologia, temos que fazer essa troca”, salienta.

Autor de mais de 70 livros, Boff escreve e dialoga sobre meio ambiente, política, religião entre outros temas, além de ministrar aulas em vários centros do Brasil e exterior. Com mais de 50 anos de carreira, é reconhecido como um dos precursores da Teologia da Libertação no Brasil, corrente filosófica que engloba várias correntes de pensamento e debate condições sociais, políticas e econômicas mundiais.

A conferência de Leonardo Boff durante o EPEA, evento promovido pela Secretaria de Meio Ambiente da Prefeitura de Guarapuava e a Unicentro acontece nesta terça (18), no Pahy Centro de Eventos, a partir das 20h. A abertura oficial do evento acontece uma hora antes. Foram distribuídos dois mil ingressos antecipadamente, sob a troca de 1kg de alimento ou de ração.