Notícias

Abertura da praça Encantada marca o retorno das festividades natalinas de Guarapuava

10/12/2022

Com o tema “Férias do Papai Noel”, o espetáculo foi inesquecível para centenas de crianças que aguardavam, ansiosamente, a chegada do Papai Noel. 

 

Em clima de férias e de muita festa, teve início, neste sábado (10), o espetáculo de abertura da Praça Encantada. O encontro de milhares de pessoas, a exemplo de anos anteriores, foi na Praça Nove de Dezembro, no Calçadão da Rua XV de Novembro, centro de Guarapuava. 

 

Este ano, as festividades têm como tema “Férias do Papai Noel”. O evento alegre e emocionante foi retomado depois de uma parada de dois anos, por causa da pandemia de COVID-19, que dentre as restrições, exigia o distanciamento social para conter a doença. 

 

Promovido pela prefeitura de Guarapuava, por meio das Secretarias de Cultura e Turismo e Eventos, as comemorações que começaram na noite deste sábado, se estenderão até o dia 23 de dezembro, com uma programação variada e muita diversão para as famílias.

 

O prefeito de Guarapuava, Celso Góes, disse que esta é uma data muito importante para todos, pois, além de celebrar o nascimento de Cristo, também enche as pessoas de alegria à espera de um novo ano. 

 

“Vivemos um período muito importante, pois celebramos o Natal e o Ano Novo. Também comemoramos na noite de sexta-feira (9), o aniversário de 203 anos de nosso município. Estes são momentos importantes que marcam a vida de cada um de nós. O retorno das nossas festividades nos dá energia para trabalharmos cada vez mais em favor de todos da nossa comunidade”, celebrou o prefeito.   

 

A secretária de Turismo e Eventos, Katriane Mila, se disse emocionada e muito feliz com a realização das festividades que antecedem o Natal e Ano Novo. Para ela, este é um momento importante para que cada um expresse seu agradecimento e reflita acerca do futuro. 

 

“Eu me sinto muito feliz e, em nome de todas as pessoas envolvidas, agradeço por tanto esforço e dedicação. É maravilhoso ver o sorriso no rosto de cada criança, o encantamento com esta época mágica”, afirmou Katriane.

 

Para Rita Felchak, secretária de Cultura de Guarapuava, esta é mais uma etapa importante de trabalho para todos os envolvidos com a cultura local. Rita pontua que graças à criação da Secretaria de Cultura, muitos eventos e encontros passaram a ser realizados na cidade e com a adesão de muitas pessoas. “As pessoas precisam de cultura. Os espetáculos, há muito que fazem parte da vida da sociedade. E hoje, podemos sentir isso, com a abertura da Praça encantada. Vemos a alegria nos olhos e no rosto de tantas pessoas que passam por aqui. Eu me sinto feliz e quero, cada vez mais, levar adiante este trabalho”, grifou Rita.  

 

Acompanhado de um grupo muito alegre, Papai Noel chegou para passar suas férias na cidade. Assim que desceu de sua Kombi, muitas crianças foram ao seu encontro e o seguiram até sua casa, construída na Praça Nove de Dezembro, especialmente para esta comemoração. As canções clássicas e populares entoadas pelo Coral Municipal, abrilhantaram a noite de encanto, magia e esperança. 

 

Derick Rafael, 10 anos, foi uma dessas crianças que vibrou com a chegada do Papai Noel. O garoto contou que se sentiu muito emocionado em rever o bom velhinho. “Eu estou muito feliz em ser o primeiro a entrar e ver o Papai Noel, pois estava com muita saudade dele”, comemorou a criança. 

 

“A praça está muito bonita, muito bem-decorada e atrai os visitantes que por aqui passam. Eu acho de grande valia este tipo de evento, pois além de fazer a alegria de nós guarapuavanos, também é benéfico para quem tem a oportunidade de comercializar aqui também. A prefeitura de Guarapuava está de parabéns”, contou Manuela Chaves, de 42 anos, que visitava a Praça.

 

“A praça está muito bonita. Está bem diferente este ano. Depois de dois anos sem, hoje eu consegui trazer as minhas filhas para ver o Papai Noel. Estou muito feliz em vê-las tão empolgadas”, falou Jéssica Ferreira dos Santos, que estava na fila aguardando para ver o Papai Noel, acompanhada de suas duas filhas.

 

Feira Mensal da XV de Novembro

 

Paralela às apresentações da Praça Encanta, de 10 a 23 de dezembro, a Secretaria de Políticas Públicas para Mulheres realiza sua feira mensal na Rua XV de Novembro. Desde sua criação, a Feira tem como objetivo principal, oportunizar às empreendedoras da cidade a divulgar e comercializar os seus produtos, que são feitos de maneira artesanal.

 

Para a artesã Rosemari Oliveira, participar desta edição da feira é uma grande oportunidade. “Eu já participo das feiras mensais desde a Páscoa e sempre é um grande sucesso e uma ótima oportunidade para mostrar o meu trabalho e conseguir uma renda extra. Nesta edição de Natal, estou com muita expectativa, pois é a época do ano que as pessoas procuram mais o meu trabalho, pois confecciono diversos artigos natalinos”, ressaltou a artesã. 

 

Serviço

 

A feira mensal na Rua XV de Novembro, que começou neste sábado (10), se estenderá até o dia 23 de dezembro. As barracas estão montadas no Calçadão, em frente ao INSS. A feira faz parte das festividades da  Praça Encantada do Papai Noel. 

 

A exposição e comercialização dos produtos ocorre das 16h às 22h. No local, são vendidos artigos variados, que vão desde  peças artesanais de decoração e presentes natalinos, a diversas opções na área gastronômica.

 

Já o atendimento do Papai Noel, que veio passar as férias em Guarapuava , ocorre das 19h às 23h.

 

Confira todas as fotos da abertura da Praça do Papai Noel, aqui.