Abertura da Praça Encantada marca chegada do Natal em Guarapuava

12/12/2021

Neste ano, a chegada de dezembro em Guarapuava é marcada por amor, paz e esperança. Afinal, é época de natal e esses sentimentos estão mais presentes do que nunca. Nesta sexta-feira (10), foi aberta ao público a Praça Encantada . “A sensação é incrível, o clima de natal é incrível. Deixa todo mundo mais feliz, quando minha sobrinha viu o trem logo ali na frente, ela ficou muito animada”, conta a estudante universitária, Mayara Carneiro.

Com o tema Candy: muitos doces para adoçar o Natal 2021, a praça 9 de dezembro é uma das principais atrações da cidade, que mesmo com a decoração, infelizmente ficará mais um ano sem receber o Papai Noel, mas por um bom motivo. De acordo com a secretária de Turismo, Katriane Mila, a decisão foi tomada para evitar uma grande aglomeração em volta da praça, principalmente em um ambiente fechado, onde ficaria o Noel. “Neste momento, é necessário não exagerarmos com a aglomeração, devido a nova cepa, então a prefeitura optou por não ter papai noel. Pela casinha ser fechada, sempre existe aquela proximidade para fotos e abraços. Sem contar que o número de visitantes iria aumentar excessivamente. Pré pandemia, a praça chegava a receber 15 mil pessoas em uma só noite”, explica a secretária Katriane.

FEIRA SOLIDÁRIA

Além da decoração, nas proximidades da praça 9 de dezembro também acontece a Feira Solidária, promovida pela Secretaria de Políticas Públicas para Mulheres e Secretaria de Turismo e Eventos. O espaço disponibiliza tendas e mesas para os vendedores que se inscreveram, devendo continuar ativo até o dia 23 de dezembro. “Esse tipo de projeto valoriza a nossa mão de obra como mulher empreendedora. Então agradecemos muito pela oportunidade, e também, por poder de certa forma participar da programação de natal aqui na praça”, conta Mariele Marcondes, que trabalha com a feira do produtor rural há 8 anos.

A ILUMINAÇÃO AO REDOR DA CIDADE

Quando se fala de uma cidade iluminada, isso vai além da Praça Encantada. O Parque do Lago, esse ano, recebeu a decoração baseada no tema anjos, com vários deles a borda do lago, fazendo alusão ao Coral dos Anjos, que por conta da pandemia deve ser cancelado novamente. A descentralização ainda cobre a Rua XV de Novembro, que é iluminada por palavras de otimismo como Paz, Amor e Esperança.

Já a Avenida Manoel Ribas, extensão da principal entrada da cidade, foi totalmente decorada, incluindo os monumentos e rotatórias, passando pela Casa do Imigrante, que será coberta por um show de luzes. Além da iluminação da Lagoa da Lágrimas, que foi inspirada no inverno, entregando um clima intimista e reconfortante.