Notícias

Abertura da exposição Universo Indecifrável celebra as mulheres em Guarapuava

23/03/2022

Nessa última terça-feira (22), aconteceu no Centro de Artes Iracema Trinco Ribeiro a abertura da exposição “Universo Indecifrável”, integrando a programação do mês da mulher em Guarapuava.

 

No evento, a Diretora de Cultura do município, Rita Felchak,  destacou a importância histórica do Centro de Artes e sua relação com o mês da mulher. “Esse espaço tem um peso histórico muito grande, ainda mais se for relacionar com o evento de hoje. Dona Iracema era uma artista e morava nessa casa, então significa muito dar esse espaço que era de uma artista para essas novas artistas de Guarapuava”, discursou.

 

De acordo com o Diretor do Centro de Artes, Cristhian Lucas, todas as artistas que se inscreveram e cumpriram o regulamento estabelecido pelo Departamento de Cultura, foram contempladas com um espaço na exposição. Foi exposto ao todo material de 26 artistas, que incluíam quadros, fotografias, pinturas e artes abstratas. As obras abordam diversos temas, como feminilidade, natureza e espiritualidade. 

 

Além da exposição, na a cerimônia de abertura contou com uma apresentação da artista Sissa Carol, que fez uma performance artística inspirada na personagem da mitologia grega Medeia.  Após a performance, houve uma apresentação musical feita apenas pelas mulheres da Corporação Musical de Guarapuava.

 

As obras das artistas ficam expostas até o dia 30/03, no Centro de Artes Iracema Trinco Ribeiro.