A paixão pelo futebol entra em campo em mais um Interbairros

29/07/2021

A paixão pelo esporte é nato, nasce com a gente, mas a paixão pelo futebol  é peculiar, quase uma exclusividade brasileira.

Em Guarapuava se manifesta de várias formas, em muitas iniciativas. Vai da história do CAD na Liga Paranaense,  passa pelo Batel, pelo futebol de várzea,  até chegar na última paixão do Guarapuavano, com o Campeonato do Povo, um futebol onde todos participam, como o Torneio Interbairros, organizado desde 2019 pela  Secretaria de Esportes do Município.

“Em 2013, quando fui  secretário do Esporte, na administração do prefeito Cesar Silvestri, já nascia esta ideia. E agora,  com a condição epidemiológica na cidade mais favorável, e como prefeito,  me sinto muito feliz  em poder  ajudar o secretário Milton  Roseira neste grande evento esportivo popular. Ver o Interbairros ser retomado e principalmente já com grande aceitação pelo público que gosta de futebol, é muito bom”, comemorou o Prefeito Celso Góes.

Desde a primeira versão em 2019, o torneio reuniu 8 equipes; em  2020 18 equipes e agora chega em 2021,  podendo alcançar mais de 30 equipes inscritas.

O Interbairros, é o resgate do futebol de Guarapuava e região. Na segunda edição, o torneio recebeu equipes de distritos e municípios vizinhos como Goioxim e Pinhão, e também atletas de aldeias indígenas, como da Vila Marreca, e Turvo que veio pro Interbairros com duas equipes.

Em função da pandemia, o torneio do ano passado foi encerrado só na semana passada, com o Goioxim se sagrando campeão da Supercopa, em decisão com o Deportivo Ajax.

” O Interbairros é o único campeonato da região com o formato onde as equipes  são divididas em grupos – quatro por chave como no ano passado, obedecendo o número de equipes inscritas.  Os dois primeiros colocados de cada chave são classificados para a chave ouro e os três últimos disputam uma espécie de repescagem na chave prata, tendo ainda a oportunidade de chegar a uma final na Supercopa, em disputa com a equipe vencedora da chave ouro. Supercopa  é a grande final dos dois campeões de cada uma das chaves’, diz João Fábio, coordenador   do torneio, um amante do futebol e árbitro da CBF.

A formula criada por João  é para justamente dar oportunidade para que todos tenham a possibilidade de jogar várias vezes, antes da grande final.

“O objetivo do Torneio é a confraternização e dar oportunidade  a todos de participar de uma competição séria, organizada profissionalmente , com arbitragem e premiação, preservando uma tradição do futebol de Guarapuava que no passado já promoveu grandes encontros, que contam a história do nosso futebol”, diz o secretário de Esportes de Guarapuava, Milton Roseira.

Para este ano, o Interbairros começa no dia  22 de agosto com o Torneio Início, onde as equipes são apresentadas e no dia 29 de agosto começa a fase de grupos. A  final está prevista  para  dia 29 de dezembro.

Os campos do Tancredão e o Municipal , ao lado do ginásio Joaquim Prestes, são os principais espaços onde serão disputadas as mais de 60 partidas previstas.

As inscrições ainda estão abertas. Mais informações pelo telefone  (42) 9104 3733.