Notícias

Secretaria de Obras faz grandes investimentos na pavimentação de ruas e infraestrutura urbana

24/12/2021

A Secretaria Municipal de Viação, Obras e Serviços Urbanos encerrou o ano de 2021 com várias obras realizadas em Guarapuava. O objetivo da Secretaria foi planejar, desenvolver, controlar e executar atividades relacionadas às obras públicas, além da conservação e manutenção de estradas rurais, pavimentação asfáltica, pedras irregulares, pontes, galerias de águas pluviais e melhorias em bens e espaços públicos. 

 

Entre as obras e projetos, estiveram a drenagem, alargamento de vias públicas, pavimentação, recape, execução de calçadas, sinalização horizontal em diversas ruas dos bairros Conradinho, Santa Cruz, Centro, Vila Bela, Xarquinho, Alto Cascavel, Vila Colibri, Núcleo Cristo Rei, Bonsucesso,Trianon e Batel. 

 

O Programa PÉ na Patrola foi lançado com objetivo de melhorar os quase 5 mil km de estradas rurais pertencentes ao Município. As ações continuam no próximo ano compreendendo o alargamento e cascalhamento de diversas estradas, pavimentação composta por pedras irregulares em diversos trechos. Boa parte das estradas dos distritos receberam diversos serviços de patrolamento e cascalhamento. Também no interior do Município, está sendo realizado o projeto de pavimentação com pedras irregulares na localidade de Rio das Pedras e distrito do Guairacá, próximo ao Salto São Francisco.

 

A reforma de algumas pontes do município beneficiaram os moradores das localidades de Lagoa Rica (Guairacá), Colônia Vitória (Entre Rios), Alto da Serra Papuã e São Pedro (Guairacá). Já no Rio Piquirí (Região Paquerê), Sundária (Entre Rios), Rio Bananas (Guará) e Rio Merreca de Cima (Guairacá) foi necessário reconstruir as estruturas. 

 

Valorizando o esporte e o lazer, foi construída a Pista oficial de skate no Parque do Lago, com área de 997,28 m². É uma obra moderna que conta com o Bowl, conhecida como piscina e a área de street, com obstáculos, escadarias e rampas de transição.

 

Além disso, outros trabalhos assumidos para o próximo ano, estão a execução do projeto de nascentes e da escola de Panificação. A Panificadora-Escola será construída ao lado da UBS São Cristóvão e utilizada para o desenvolvimento de cursos profissionalizantes e oficinas de renda extra nas áreas de alimentação da Secretaria da Mulher.

 

Neste ano, também houve a reinauguração da Praça da Fé, que passou por uma revitalização completa do palco acústico e arquibancada, com instalação de luzes de LED, instalação de refletores nos paredões, e pinturas das calçadas de acesso ao palco. A obra contemplou também a construção de um mirante com espaço amplo com bancos, piso de paver e guarda-corpo.

 

 O Distrito de Entre Rios, foi contemplado no ano de 2021 com mais de R$ 3 milhões de reais em recapes e pavimentações asfálticas em ruas das colônias.