Prefeitura de Guarapuava realiza curso de primeiros socorros para professores e funcionários das escolas municipais

05/04/2023

Por meio da Secretaria de Educação, prefeitura promove capacitação de professores para agirem em situações de risco

Entre os dias 27 e 29 de março, a Secretaria de Educação de Guarapuava realizou, no auditório do Centro Universitário Campo Real, um curso de primeiros socorros para professores e funcionários das escolas da cidade. O treinamento foi ofertado pelo Departamento de Legislação e Processos Educacionais da Secretaria, a pedido do Departamento Pedagógico, e teve como objetivo capacitar os profissionais para atender às crianças em casos de emergência.

A obrigatoriedade do treinamento em primeiros socorros nos estabelecimentos de ensino básico foi estabelecida em outubro de 2018, após a aprovação da Lei Lucas, em homenagem ao menino Lucas Begalli, que morreu engasgado em uma excursão escolar. Na ocasião, as professoras que acompanhavam os alunos não tinham o conhecimento de como agir e não conseguiram salvar a vida do garoto. Desde então, tornou-se obrigatório o treinamento em primeiros socorros nas escolas de Guarapuava.

Durante o curso, os profissionais foram capacitados em diversos conceitos de primeiros socorros, tais como: prevenção de acidentes na escola, procedimentos e análise inicial, engasgos, queimaduras, fraturas e entorses, convulsões e sinais vitais. A preocupação especial da Secretaria, foi com as crianças especiais, que muitas vezes têm problemas de afogamento, problema este que ocorre com muita facilidade.

Márcia Rocha, responsável pela formação continuada de professores, destacou a importância do curso para garantir a segurança das crianças. “A nossa preocupação, neste momento, enquanto departamento, é com as crianças especiais, pois algumas acabam se afogando facilmente, inclusive com a própria saliva. Portanto, esses profissionais precisam estar preparados para agir diante da situação, com calma e conhecimento técnico específico. Durante o curso, surgiram muitas dúvidas sobre como agir em determinadas situações, como picadas de abelha, cortes, batidas, entre outras. O Juliano (Correa Freitas – profissional que ministrou o curso) esclareceu todas as nossas dúvidas para agirmos em diversas situações”, comentou.

Durante o curso, os participantes puderam tirar dúvidas e esclarecer questões relacionadas aos primeiros socorros. Além disso, tiveram a oportunidade de participar de atividades práticas, como massagem cardíaca, afogamento e como agir em casos de cortes para estancar o sangue.

O instrutor do curso, Juliano Correa Freitas, técnico em segurança do trabalho com vasta experiência na área, veio de Campo Mourão para ministrar o treinamento. Ele considera que “a iniciativa da Secretaria de Educação de Guarapuava é fundamental para garantir a segurança das crianças e a capacitação dos profissionais que trabalham nas escolas da cidade”.