3ª Caminhada na Natureza de Guarapuava reúne mais de mil pessoas no Vale do Jordão

24/11/2014

As maravilhas da natureza guarapuavana encantaram os participantes da 3ª Caminhada na Natureza – Circuito Vale do Jordão, realizada no último domingo (23). Mais de mil pessoas de cidades do Paraná, São Paulo e Rio Grande do Sul percorreram os 13 quilômetros do percurso que passou por propriedades rurais, riachos e divertiu os caminhantes que, unindo lazer e a atividade física, entraram em harmonia com a natureza do ambiente rural. “Estamos colhendo os frutos dos novos projetos da Prefeitura de Guarapuava e ¨ficamos felizes com o resultado! A caminhada na natureza, além de ser um momento de lazer e descontração para os participantes, é um incentivo para os produtores rurais do Vale do Jordão. Com essa caminhada atraímos o público para prestigiar tudo o que é feito nessa região”, comenta o prefeito Cesar Silvestri Filho.

O sol apareceu bem cedo para incentivar os participantes que começaram o dia com o café rural oferecido pelos associados da Aprovale (Associação dos Produtores Rurais do Vale do Jordão). Uma diversidade de bolos, pães, geleias, queijos e embutidos deram a energia necessária para que os caminhantes pudessem percorrer todo o circuito. “Todos esses produtos foram feitos por nós mesmos e é um orgulho muito grande poder apresentar a todos os alimentos coloniais que fabricamos aqui em Guarapuava. Esperamos que todos fiquem satisfeitos e frequentem as Feiras do Produtor para comprar nossos produtos”, se divertia o produtor de embutidos, Oldair Zorzi.

Logo após o café da manhã, os primeiros participantes fizeram um alogamento, animado pelo professor Telmo Passos, da Secretaria de Esportes. “Vamos preparar esses caminhantes para essa maratona na natureza”, exclamava o professor enquanto incentivava o público. A partir das 8h os primeiros grupos de participantes começaram a percorrer as trilhas. Durante todo o percurso, pessoas de todas as idades curtiam a natureza e faziam comentários sobre as belezas naturais do Vale do Jordão. ”Eu adoro caminhar e precisava muito estar presente nesse evento hoje porque além de estar fazendo um bem enorme para o meu organismo, ainda podemos conhecer de perto todas essas belezas que a natureza preparou para a gente”, comentava a personal trainer Fabiana Tyski, de 33 anos, que participou da caminhada com um grupo de amigos e adorou a experiência. “Os guarapuavanos gostam de novas oportunidades de lazer, precisamos de mais caminhadas como essa, onde podemos unir o passeio aos exercícios físicos”, completou Fabiana.

Os participantes do 2º Circuito Vale do Jordão passaram por pontes e lugares de muita mata. A trilha, toda sinalizada para facilitar a caminhada e a segurança dos participantes garantiu a aventura das famílias. “Nunca temos a oportunidade de levar nossas crianças para fazer contato com a natureza, às vezes vamos em uma praça para brincar e nos divertir, mas essa caminhada é uma verdadeira aventura”, disse Emanuel Moraes, que participou da caminhada com a esposa, Marilene e os filhos Lucas e Pedro. “Olha lá na frente! Vamos ter que pular aquela cerca?”, questionava Lucas, de 8 anos, empolgado com a aventura.

Durante o percurso os caminhantes ainda passavam pelos pontos de carimbo para comprovar a passagem pelo percurso. Ao final da caminhada, quem apresentou o crachá com os cinco carimbos recebeu a carteirinha internacional da Caminhada na Natureza. “Eu já posso dizer que sou uma caminhante, pois agora, aos 62 anos cheguei à conclusão que não existe coisa melhor do que poder cuidar da nossa saúde, praticando exercícios físicos em contato com a natureza”, comemorava Dona Clarisse Matias, ao completar os treze quilômetros da caminhada.

Enquanto os primeiros participantes chegavam, os associados da Aprovale já aguardavam com o almoço rural à mesa. Arroz de galpão, quirera com costelinha de porco, saladas e frutas foram o combustível para recuperar as energias dos caminhantes. “Está tudo perfeito! A organização do evento está de parabéns. Nunca tinha visto uma caminhada tão bem organizada como essa”, afirmou Antônio Moreira, 56 anos, que já participou de outras Caminhadas na Natureza em municípios paranaenses. “Agora vou buscar as caminhadas de outros Estados para ver se será tão boa quanto a nossa”, finalizou o caminhantes antes de almoçar.

A Secretaria de Políticas para Mulheres também participou do evento e, ao final da caminhada todas as mulheres receberam uma muda de flor, distribuída em parceria com o Grupo Semear. “Essa atividade é parte da Campanha 16 dias de ativismo pelo fim da violência de gênero e com essa iniciativa queremos chamar a atenção dos caminhantes para que lutem conosco pelo fim da violência”, disse a secretária da Mulher e vice-prefeita Eva Schran, que também participou da Caminhada.

As feirinhas montadas para venda de produtos coloniais também fizeram sucesso entre os caminhantes. ”Esse evento é importante porque aqui integramos atividade física, natureza e comunidade. Sem falar que gera  oportunidade de renda para os produtores rurais de Guarapuava”, argumentou o secretário de Indústria, Comércio e Turismo, Sandro Abdanur.

A 3ª Caminhada na Natureza – Circuito Vale do Jordão contou com a participação dos caminhantes de cidades do Paraná como Abapã, Candói, Cascavel, Curitiba, Guaragi, Lunardelli, Irati, Ivaí, Ivaiporã, Pato Branco e Pinhão, além de representantes das cidades de Carapicuíba e Mirandópolis, em São Paulo e Uruguaiana, no Rio Grande do Sul. “Esta é a primeira vez que participo de uma caminhada da natureza e fiquei surpreso com a estrutura do evento. E como sou novo na cidade, agora já sei que temos mais uma opção de lazer para os finais de semana. Então, já estou aguardando a próxima caminhada!”, se divertiu Gerson, de Uruguaiana (RS).