Notícias

22 de Julho – Dia Estadual de Combate ao Feminicídio

18/07/2022

“A vida começa quando a violência acaba” – Maria da Penha. 

 

Apesar da diminuição do número de casos de feminicídio em Guarapuava, principalmente após a criação da Secretaria da Mulher em 2013, ainda é assustador os casos que ocorrem dentro deste tipo de crime. De 2018 até agora, ocorreram três casos confirmados de feminicídio no município, e dois estão em investigação. E são atendidas pela Secretaria, aproximadamente 500 mulheres vítimas de violência doméstica. 

 

Diante disso, foi instituído pela Lei Estadual nº 19.873/2019, de autoria da Deputada Cristina Silvestri e sancionada em 2019, o dia 22 de julho – Dia Estadual de Combate ao Feminicídio. A data marca a memória da morte da advogada guarapuavana Tatiane Spitzner, assassinada em 2018. Este dia serve para dar visibilidade a essa temática, tanto por meio da realização de debates e conscientização do público, quanto com ações práticas por parte do Poder Público. 

 

“A grande importância das ações realizadas não somente no dia 22 de julho, mas todos os dias,  além de alertar as mulheres e a população em geral sobre os tipos de violência contra a mulher, é também orientar e a divulgar os serviços oferecidos pela Secretaria da Mulher, sendo o principal deles, o CRAM (Centro de Referência de Atendimento à Mulher em Situação de Violência)”, explicou a Secretária da Secretaria da Mulher, Priscila Schran. 

 

E em alusão a este dia, a Secretaria de Políticas Públicas para Mulheres e a Procuradoria da Mulher na Câmara de Vereadores de Guarapuava, promovem uma série de ações pensadas e voltadas para essa temática. O objetivo dessas ações é informar às mulheres vítimas, e também orientar à população, a fim de desconstruir uma aparente impunidade no que diz respeito a crimes contra a mulher. 

 

PROGRAMAÇÃO

 

22 de Julho – Das 09h às 16h – Na Praça Nove de Dezembro – Intervenções artísticas, panfletagem e informação

 

22 de Julho – Às 18h30 – No Teatro Municipal Marina Karam Primak – Palestra com a doutora e professora de direito penal, Ana Claudia da Silva Abreu, com o tema: “Denúncias de Feminicídios e Silenciamentos: Olhares descoloniais sobre a atuação do sistema criminal” 

 

23 de Julho – Às 19h – Cinema da UNICENTRO – Exibição do documentário “ O Silêncio das Rosas”.