Notícias

1º de Dezembro é o dia Mundial de Combate à Aids; Campanha terá realização de exames e mesa redonda

30/11/2021

O dia 1º de dezembro é considerado o Dia Mundial de Combate à Síndrome da Imunodeficiência Adquirida (Aids). Criado pela Organização das Nações Unidas (ONU) em conjunto à Organização Mundial de Saúde (OMS), a data tem como objetivo reforçar a necessidade de conscientização sobre a doença e a solidariedade aos portadores.

 

Neste ano, a campanha realizada em Guarapuava enfatiza a Prevenção Combinada, que associa diferentes métodos de prevenção ao HIV. Entre as ações realizadas pelo Serviço de Assistência Especializada (SAE) estão: a testagem regular para HIV (realizada gratuitamente pelo SUS), prevenção da transmissão vertical (quando a gestante é soropositiva e pode haver transmissão para o bebe), tratamento de infecções sexualmente transmissíveis e das hepatites virais, imunização para hepatites A e B, redução de danos para usuários de álcool e outras drogas, a profilaxia pré-exposição (PrEP), a profilaxia pós-exposição (PEP) e o tratamento para todas as pessoas que vivem com HIV.

 

De acordo com a psicóloga do SAE,  Priscila Fortini, a importância na prevenção combinada é poder descobrir a contaminação antes dos primeiros sintomas. “O HIV é um vírus de progressão lenta, então, é comum, muitas vezes, mesmo mantendo o mesmo parceiro sexual por alguns anos, haver a contaminação, então, é de suma importância realizar o teste regularmente” explica. 

 

Em Guarapuava, entre 2020 e novembro de 2021, foram diagnosticados 133 novos casos de HIV em Guarapuava, tendo sido realizados 12.668 testes. Hoje, o SAE faz acompanhamento de 800 pacientes, oferecendo apoio multiprofissional de médicos, enfermeiros, farmacêuticos, psicólogos e da assistência social. 

 

Em caso de qualquer dúvida, basta entrar em contato com o SAE através do (42) 3621-4524 ou comparecer na Rua Getúlio Vargas, 1981, Centro.

 

MESA REDONDA NO DIA D

Com o papel progredir com a conscientização e tirar dúvidas, nesta quarta-feira (01), será realizada pela Secretaria Municipal de Saúde, em parceria com a UNICENTRO,  uma mesa redonda abordando a Integração do Ensino, Serviço e Pesquisa no Combate Contra HIV/Aids, às 20h, através da plataforma Google Meet e pelo YouTube.

 

Entre as participantes, estão a Prof. Doutora Katia Pereira de Borba, da Unicentro; Angela Maria, Enfermeira Doutora responsável pela Urgência Trianon; Marlene Borecki, Enfermeira Coordenadora do SAE e a acadêmica de enfermagem e presidente da Liga Acadêmica de Enfermagem Sobre Promoção da Saúde Sexual e Gênero, Isabela Petry.