
1ª Semana de Integração da Pessoa Idosa movimentou unidades do CRAS
08/10/2021
Em comemoração ao Dia Nacional do Idoso e o Dia Internacional da Terceira Idade, a Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social (SEMADS), realizou nesta semana, a 1ª Semana de Integração da Pessoa Idosa, com atividades recreativas, esportivas, jogos e momentos musicais com idosas e idosos atendidos nas unidades do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS).
Os idosos participaram de ações interativas que visaram tirá-los da rotina do dia-dia. “Foi muito bom ver a alegria deles, conseguimos perceber que muitos esperavam essas atividades diferentes, a integração deles é um refúgio e uma esperança para a volta das atividades que foram interrompidas pela pandemia”, destacou Jessika Poli, idealizadora do evento e educadora social da SEMADS.
Dona Maria Helena, de 94 anos, foi uma das participantes. “Ai, eu adoro, eu estava só em casa, cheguei a ficar até doente durante esse período. Quando soube que iria voltar às atividades aqui, eu fiquei muito feliz que poderia reencontrar minhas amigas”, disse a idosa.
A idosa também faz parte do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV), que está voltando gradativamente, com número limitado de participantes, para a realização de atividades socioeducativas, modalidades de educação física e música. “Atividades como as desenvolvidas nesta semana vem contribuir com as ações que realizamos semanalmente nos CRAS. É a oportunidade de integração que proporciona a ressignificação das vivências e experiências trazidas ao longo do tempo desse público” enfatizou a coordenadora do SCFV, Cibeli Tozzi.
As atividades foram promovidas em conjunto entre as unidades do bairro Morro Alto (CRAS II) e a do bairro Xarquinho (CRAS I). Os idosos receberam também orientações sobre os órgãos de proteção do município. Na oportunidade, foram entregues cartilhas com números importantes em caso de violência e/ou de urgência.
Ao longo da semana foram realizadas atividades e orientações com aproximadamente 75 idosos que já fazem parte das oficinas do SCFV nas unidades do CRAS. Os eventos ocorreram respeitando todas as orientações e medidas de prevenção ao Covid-19.