Notícias

1ª Manhã Esportiva Azul reúne pessoas em prol da conscientização e inclusão em Guarapuava

03/04/2023

O evento ofertou três modalidades de esporte, a caminhada, a corrida e o ciclismo. Cada modalidade contou com um tema, “Caminhando para Entender”, “Correndo para Compreender” e “Pedalando para Incluir”.

 

Na manhã deste domingo (02), Dia Mundial da Conscientização do Autismo, foi realizada a 1ª Manhã Esportiva Azul pela Associação Guarapuavana Mundo Azul (AGMA), no Parque do Sol, que fica no bairro Cidade dos Lagos. O evento contou com o apoio da Secretaria de Esportes e Recreação do município. 

 

Visando o maior número de participantes, o evento ofertou três modalidades, a caminhada, a corrida e o ciclismo. Cada modalidade contou com um tema, “Caminhando para Entender”, “Correndo para Compreender” e “Pedalando para Incluir”.

 

“Conscientizar nossa sociedade para que todos sejam reconhecidos na população, para que as crianças não sejam discriminadas e sofram com o preconceito é essencial. Precisamos incluir e o evento da AGMA contribui demais com essa iniciativa. Estaremos, como prefeitura de Guarapuava e eu, como prefeito e cidadão desta cidade, sempre apoiando as ações que visam eliminar todo e qualquer preconceito ou informação errada”, salientou o prefeito de Guarapuava, Celso Góes.

 

O evento que reuniu em torno de trezentas pessoas, tem o objetivo de conscientizar sobre o Autismo dando visibilidade através da prática esportiva. A ação não tinha intuito competitivo, mas para construir uma sociedade mais compreensiva, acolhedora e inclusiva, como destaca a presidente da AGMA, Losanja dos Santos.

 

“A maioria aqui são os familiares dos autistas e as pessoas que nos apoiam. Esse apoio, esse reconhecimento, essa conscientização, porque hoje a gente está fazendo o trabalho de conscientização por ser o Dia Mundial de Conscientização do Autismo”, destacou.

 

A secretária de Assistência e Desenvolvimento Social, Elenita Lodi, se fez presente no evento e aproveitou para ressaltar o trabalho desenvolvido pela AGMA.

 

“A AGMA é uma das nossas entidades inscritas no Conselho de Assistência Social que faz um trabalho muito importante com as famílias e as pessoas com autismo. Então é essencial a gente prestigiar o trabalho deles para participar, para incentivar eles também, que fazem esse importante trabalho e nesse evento lindo no domingo de manhã que está maravilhoso”, ressaltou a secretária.

 

Quem também se fez presente na Manhã Esportiva, foi o secretário de Esportes, Milton Roseira. O secretário destacou a importância de utilizar o esporte de forma inclusiva no município e ressaltou a inauguração de um parque inclusivo na cidade, parceria da Secretaria de Esportes e Recreação com a Associação Guarapuavana Mundo Azul.

 

“É muito importante apoiar o evento. Nós inclusive, juntamente com a AGMA, estaremos inaugurando logo, logo um parque inclusivo. O parque Inclusivo que foi um projeto juntamente com a Secretaria de Esporte e Recreação e que vai trazer qualidade de vida para todos os cidadãos. Hoje não se admite mais que não exista inclusão, então esta parceria é muito bacana e necessário”, sublinhou o secretário.

 

Para a Luciana Aparecida Alves, mãe de Stella de 7 anos, eventos como este servem para alertar a sociedade que é necessário o trabalho de inclusão, pois muitas pessoas ainda vivem com o preconceito.

 

“É muito importante, porque muitas pessoas as vezes na nossa vida real tem muita discriminação. Então é muito importante o autista, a criança com deficiência, poder participar de corridas, poder participar da comunidade. Eu corro com ela também desde pequenininha, então é muito gratificante a gente poder participar da comunidade, participando como qualquer outra criança. Nesse momento a gente está proporcionando que a sociedade reconheça essa importância também de estar incluindo eles na vida social”, comentou Luciana.

 

A professora da APAE, Scheila Annies, que correu no evento com a menina Stella, porque a mãe, Luciana, está grávida, destacou a importância de eventos como este.

 

“Participamos para tentar conscientizar as pessoas da importância de conhecer o autista ou de conhecer o autismo que muita gente ainda não sabe o que é ou o porquê acontece, muita gente ainda considera o autismo como uma doença e não é uma doença. Hoje eu resolvi doar as minhas pernas (para correr com a Stella) e é muito importante (o evento) para o conhecimento porque é através de entrevistas, de ações como esta que as pessoas leigas entenderão sobre o autismo e até sobre a associação e o serviço que ela presta às crianças e às próprias famílias”, salientou a professora pós graduada em Educação Especial Inclusiva.

 

Veja mais fotos do evento, AQUI.