
1ª edição do Projeto Escola Móvel traz cursos de capacitação para guarapuavanos
11/07/2019
O Projeto Escola Móvel está chegando em Guarapuava! A partir de segunda-feira (15), contêineres e carretas se tornam sala de aula na Praça Cleve, com a oferta de diversos cursos profissionalizantes gratuitos. A parceria entre a Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social e Senai (Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial), beneficiará mais de 450 alunos, envolvendo a população da cidade, além dos distritos da Palmeirinha, Guairacá, Guará, Jordão e Entre Rios. “Os cursos promovem a capacitação para mais alternativas de trabalho. Muitas pessoas dependem de programas assistenciais por não terem condições de proverem o próprio sustento. A partir do momento que a formação e qualificação são oportunizadas, a renda melhora e com certeza, há um impacto benéfico na qualidade de vida dessas pessoas”, destacou o secretário de Assistência e Desenvolvimento Social, Ari Marcos Bona.
Nesta 1ª edição do Projeto Escola Móvel puderam se inscrever gratuitamente famílias de Guarapuava integradas aos programas Bolsa-Família, CadÚnico (Cadastro Único) e espaços de atendimento social (Cras, Creas, Fundação Proteger, Associação Canaã e Secretaria de Políticas Públicas para Mulheres). O projeto conta com a oferta de cursos até novembro deste ano.
Nesta primeira etapa, foram abertas vagas para as áreas de manutenção de motocicleta, confecção e panificação. No total, 132 inscritos terão aulas no período da tarde ou noite, recebendo certificação ao final do curso. “O intuito é dar oportunidade de conhecimento em várias áreas. Os profissionais utilizam situações reais e práticas, pensando na necessidade de mão de obra da região, garantindo empregabilidade” afirmou a coordenadora de educação Sesi/Senai de Guarapuava, Noeli Aparecida Silva Campos.
A inovação das unidades móveis facilita o acesso à sala de aula. Gratuitamente, os alunos terão estrutura e acesso ao material para realização das atividades. Até novembro deste ano, 29 turmas passarão pela estrutura do Projeto Escola Móvel, na Praça Cleve.
Publicado em: 11/07/2019