17 mil estudantes da rede municipal voltam às aulas nesta quinta-feira

14/02/2013

A quinta-feira (14) marca o final das férias para os 17 mil estudantes da rede municipal de ensino em Guarapuava. As atividades do ano letivo de 2013 começaram hoje nas 43 escolas municipais. Já nos 14 Centros Municipais de Educação Infantil (CMEIs), que obedecem a calendário próprio, o início das aulas foi no dia 7 de fevereiro. Somente o Jardim Princesinha também retomou as atividades nesta quinta-feira (14).

De acordo com a secretária de Educação, Sandra Zannette, que tem feito constantes visitas pelas escolas do município, a melhoria na qualidade do ensino em Guarapuava é apenas uma das metas da atual gestão. “Acreditamos que nossos alunos tem potencial de sobra para aumentar a nota do IDEB de Guarapuava, além disso, ainda vamos trabalhar muito para reavaliar o plano de cargos e salários dos professores e fazer investimentos nas escolas porque é preciso um local bonito e aconchegante para que nossos alunos sintam vontade de ir para a aula”, afirma a secretária.

Educar e Aprender

Para professores, diretores, orientadores, supervisores, zeladoras e merendeiras da rede municipal, as atividades começaram mais cedo. No dia 5 de fevereiro, a Secretaria Municipal de Educação promoveu um encontro entre os 2.200 funcionários da rede municipal para marcar o início do ano letivo e da Semana Pedagógica. O programa de formação contínua dos professores da rede municipal “Educar e Aprender”, com o conceito que “O professor só pode ensinar quando está disposto a aprender” mobilizou os servidores da área para a elaboração do planejamento pedagógico do ano e a discussão e organização dos espaços escolares.

“A Secretaria de Educação está empenhada em oferecer um ensino de qualidade e, para alcançarmos esta condição temos que investir cada vez mais da formação de um quadro docente que acompanhe o desenvolvimento dos alunos”, disse a secretária ao afirmar que “pelo menos uma vez por mês os professores irão passar por um novo processo de aprendizado”.

Adesão ao Piso Nacional

Neste primeiro dia de aula nas escolas municipais de Guarapuava, a secretária de Educação Sandra Zannette também destacou a importância da valorização profissional e a adesão ao piso salarial profissional nacional, que foi feita já no mês de janeiro, garantindo o reajuste salarial de 7,97% para os professores do magistério público da educação básica.

De acordo com o Decreto nº 2996/2013, fica estabelecido que o piso salarial profissional nacional para os professores da educação básica, para o nível inicial da carreira do magistério público municipal de Guarapuava, para o ano de 2013, será de R$ 1.567,00, para uma jornada de 40 horas semanais. Ainda de acordo com o Decreto, os vencimentos iniciais para a jornada de 20 horas semanais, serão de R$ 783,50 e os vencimentos para os demais níveis da carreira dos profissionais do magistério público municipal serão calculados proporcionalmente à jornada de trabalho, tendo como base o piso nacional de 40 horas semanais.