16 DIAS DE ATIVISMO: GUARAPUAVA ADERE À CAMPANHA DO LAÇO BRANCO

06/12/2017

Com o objetivo de conscientizar e inserir os homens no combate às situações de violência, principalmente contra a mulher, Guarapuava aderiu à Campanha Nacional do Laço Branco, como parte da programação dos 16 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência de gênero.

Nessa terça-feira (05), a secretária de Políticas Públicas para as Mulheres, Priscila Schran, apresentou aos vereadores as ações desenvolvidas no Brasil dentro da campanha do Laço Branco. “A campanha desenvolve estratégias de comunicação e ações políticas voltadas aos homens, com ações comunitárias e distribuição de material alusivo ao Laço Branco”. A secretária também destacou que a crença nos estereótipos de gênero contribui para que a violência continue, por isso é importante incluir os homens nessa causa.

Como parte das ações da Campanha do laço Branco, nesta quarta (06), o Patronato Municipal, em parceria com a Secretaria de Políticas Publicas para as Mulheres, realizou uma blitz no Centro da cidade com a divulgação de material informativo sobre a campanha e entrega de laços brancos.

A CAMPANHA LAÇO BRANCO

A campanha do Laço Branco é realizada no dia 06 de dezembro, devido a um evento ocorrido em 1989, em Montreal, no Canadá, onde um jovem de 25 anos invadiu uma aula da Escola Politécnica, ordenou que os homens se retirassem e começou a atirar, assassinando 14 mulheres. Em seguida, cometeu suicídio e deixou uma carta justificando o ato. Ele dizia que não suportava a ideia de ver mulheres estudando engenharia, um curso tradicionalmente masculino.

O crime mobilizou a opinião pública de todo o país e colocou em debate as desigualdades existentes entre homens e mulheres e a violência gerada por esse desequilíbrio social. A partir disso, um grupo de homens canadenses se organizou para mostrar que existem homens que repudiam qualquer forma de violência contra as mulheres. O laço branco foi escolhido como símbolo para ampliar a discussão e conscientizar o público masculino no combate às situações de violência.