Notícias

Aniversário de 15 anos da Lei Maria da Penha é comemorado com “live” e lançamento de curso para atendimento de agressores conjugais

06/08/2021

A Secretaria de Políticas Públicas para Mulheres promoveu na manhã desta sexta-feira (06), uma live em comemoração aos 15 anos da Lei Maria da Penha. A palestra foi direcionada pelo professor Sidnei Rinaldo Priolo Filho, doutor em psicologia pela Universidade Federal de São Paulo. O professor abordou a violência entre os parceiros íntimos, os dados relacionados e a predominância de agressores do sexo masculino e a importância da criação da lei de combate à violência contra mulher.

 

“A lei não muda comportamento, de fato. As taxas de violência não caem porque existe uma lei. Mas as leis ajudam no processo de mudança de crença sobre os problemas sociais. Nós falamos muito mais sobre violência entre parceiros íntimos depois da Lei Maria da Penha. A lei em si não fez nenhuma pessoa parar de agredir sua parceira, mas ela cria as condições para que nós consigamos atingir alguma mudança social. Isso afeta a crença das pessoas sobre esses problemas e aí sim, obtemos mudanças”, destacou Sidnei.

 

Curso de Intervenção

Para encerrar a exposição, a secretária de Políticas Públicas para Mulheres, Priscila Schran, anunciou o lançamento do curso “Intervenção com agressores conjugais: identificação, intervenção e situações de crise” com o professor Doutor Sidnei Rinaldo Priolo Filho.

 

As atividades serão direcionadas para os profissionais da rede de enfrentamento da violência contra a mulher em Guarapuava. As pré-inscrições já estão abertas e podem ser feitas pelo link: https://forms.gle/Q8cZb9YyfyXtEUSy5. O início do treinamento será no dia 26 de agosto e terá duas edições, com 20 pessoas em cada turma.

 

O treinamento é uma das iniciativas do PMAI-Mulheres, o Programa Municipal de Aprimoramento e Inovação da Política de Enfrentamento à Violência contra as Mulheres, com recurso obtido por meio de emenda parlamentar viabilizada pelo Deputado Federal Aroldo Martins, no valor de 250 mil reais, para custear as políticas públicas relacionadas ao enfrentamento desse tipo de violência em Guarapuava.

 

Ampliação do Atendimento

Durante a fala, Priscila Schran destacou o planejamento para novos investimentos na ampliação das políticas públicas do Município voltadas para o atendimento das mulheres. “Em Guarapuava, nosso prefeito Celso Góes já no plano de governo se comprometeu em aumentar o orçamento da Secretaria de Políticas Públicas para Mulheres. Então, agora, nós estamos saindo de 1,5 milhão ao ano para 4,5 milhões ao ano. E eu espero que nós consigamos tornar esse recurso público mais acessível para que ele realmente faça a diferença na vida das mulheres concretamente”, finalizou a Priscila.