
14ª Conferência Municipal de Assistência Social de Guarapuava discute sobre o papel e a reconstrução do SUAS no município
28/06/2023
A conferência deste ano, foi aberta à participação dos usuários e teve como objetivo, promover debates e avaliar as políticas públicas de assistência social no município, além de propor novas ideias para fortalecer e expandir os direitos socioassistenciais da população.
Nesta quarta-feira (28), a prefeitura de Guarapuava, por meio da Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social (SEMADS), em parceria com o Conselho Municipal de Assistência Social (CMAS), promoveu a 14ª Conferência Municipal de Assistência Social de Guarapuava. Com o tema central “Reconstrução do SUAS: O SUAS que temos e o SUAS que queremos” – (SUAS – Sistema Único de Assistência Social). A edição deste ano foi aberta à participação dos usuários.
“Muitos são nossos desafios diários, mas muitas também são nossas alegrias. Agradeço às nossas equipes que estão aqui presentes, por, diariamente, lutarem por uma política pública de qualidade e por acolherem as vulnerabilidades compreendendo o processo em que o indivíduo se encontra, com muito respeito e carinho, procuram garantir, ao menos seus direitos sociais, que muitas vezes são negados. Por isso, é de suma importância também a presença dos usuários neste dia e das entidades que tanto fazem pela população que mais precisa em nosso município”, falou a secretária da SEMADS de Guarapuava, Elenita Lodi.
A secretária destaca ainda, a importância de se promover eventos como este, com o objetivo de transformação social. “Debates como este são importantes para construirmos juntos, as melhores propostas para Guarapuava, para o Paraná e para o Brasil. Sabemos que precisamos muito de uma política pública social cada vez de maior qualidade e mais comprometida com a população”, acrescentou Elenita.
“A realização desta Conferência é de extrema relevância e traz um tom muito provocador para nós integrantes do SUAS, pois trabalhamos arduamente para reconstruir uma política pública cada vez mais consistente no atendimento assistencial no município. Enquanto tivermos pessoas que carecem, que moram em áreas de invasão, que precisem de saneamento básico, vamos continuar trabalhando e articulando para melhorar nossos serviços”, acrescentou a presidente do Conselho Municipal de Assistência Social de Guarapuava, Luciele Henrique.
A conferência deste ano foi aberta à participação dos usuários e teve como objetivo promover debates e avaliar as políticas públicas de assistência social no município, além de propor novas ideias para fortalecer e expandir os direitos socioassistenciais da população.
Durante o evento, a chefe da secretaria do desenvolvimento social e família (SEDEF) do núcleo regional de Guarapuava, Rosangela Virmond, falou sobre o trabalho realizado pela SEMADS na atual gestão, bem como a organização da Conferência. “É uma satisfação enorme estar presente neste evento aqui hoje e reconhecer o quanto o trabalho prestado por esses profissionais. Vejo que estão todos comprometidos com a atuação em Guarapuava. Todo trabalho feito em nosso município serve de exemplo para outras cidades e isto é muito satisfatório”, falou Rosangela.
Presente também durante o evento pela manhã e representando o poder legislativo de Guarapuava, a vereadora Bruna Spitzner destacou a importância das ações e trabalhos prestados pela Assistência Social no município. “Sabemos da importância do trabalho que a Assistência Social presta à nossa sociedade e como ela só foi reconhecida, de fato, após a pandemia, com o aumento significativo de atendidos em nossa cidade. As políticas públicas da Secretaria são importantes sim, mas só fazem sentido quando não há um número tão expressivo de pessoas que carecem dos serviços frequentemente. Portanto, o objetivo é diminuir este número e, para isso, contem com o poder legislativo”, destacou a vereadora.
Na parte da manhã, houve a palestra magna sobre o tema da conferência com a assistente social Taise Maria Bortoluzzi Piasecki, que explicou sobre o SUAS e as funções que compõem o programa.
“Temos o desafio de refletir sobre o processo de reconstrução do Sistema Único de Assistência Social. A política de assistência social de Guarapuava, tem um olhar e um cuidado que vêm de uma longa história. Nesta oportunidade, temos o dever de reconhecer tudo o que foi construído até o momento no município. Mas neste processo de reconstrução, temos a oportunidade também de avaliar tudo aquilo que podemos mudar e investir, para avançar em se tratando de conhecimento técnico e cuidado para com a população”, discorreu Taise.
O evento foi realizado no Salão Nobre do Centro Universitário Campo Real. Participaram da Conferência, servidores municipais e vereadores de Guarapuava, além dos usuários do SUAS.
Para conferir mais fotos do evento da manhã CLIQUE AQUI.