13º Encontro Regional de Regimes Próprios de Previdência Social da Região Centro-Sul é realizado em Guarapuava

13/07/2018

Nesta sexta-feira (13), Guarapuava sediou o 13º Encontro Regional de Regimes Próprios de Previdência Social da Região Centro-Sul. O evento, realizado pelo Instituto de Previdência Guarapuava Prev, em parceria com a Apeprev (Associação Paranaense das Entidades Previdenciárias do Estado e dos Municípios), teve o objetivo de esclarecer possíveis dúvidas sobre as atividades e processos da área previdenciária.

“Em 2014 nosso instituto previdenciário foi reestruturado, tornando-se uma autarquia. Atualmente temos 4.095 segurados (servidores ativos), 670 aposentados e 130 pensionistas, o que significa que para cada cinco segurados ativos contribuindo, temos um beneficiário. É um saldo expressivo. Nossa disponibilidade financeira para a previdência registra mais de R$ 330 milhões que são muito bem aplicados e geridos pelo Guarapuava Prev. Ainda, de acordo com o cálculo atuarial, hoje temos saldo financeiro para aposentadorias até 2092. Ficamos muito felizes pela cidade ser escolhida para esse encontro, um importante momento para discutirmos e trocarmos experiências”, afirmou a secretária de Administração, Denise Abreu Turco.

Ao longo do dia, diversos assuntos foram abordados, como contabilidade, mercado financeiro voltado à gestão de recursos dos aposentados, assentamentos funcionais e benefícios previdenciários. “Tivemos um público muito bom no encontro. Foram mais de 200 inscritos de 48 municípios de toda região. A localização de Guarapuava é privilegiada pela logística então isso torna muito prático a realização desse tipo de evento. Os servidores puderam adquirir conhecimento que serão levados as suas cidades, pois todos eles cuidam da previdência e sabem a importância que ela tem”, acrescentou o presidente da Apeprev, Aurenilson Cipriano.

Também estiveram no 13º Encontro Regional de Regimes Próprios de Previdência Social da Região Centro-Sul, que aconteceu na Faculdade Guairacá, a diretora presidente do Guarapuava Prev, Elizangela Mara da Silva Bilek; diretora regional da Apeprev, Maura Falcoski, além de servidores municipais e de municípios da região.