Notícias

13 ruas centrais já contam com iluminação de LED em Guarapuava

30/03/2020

A região central de Guarapuava segue o processo de modernização do parque de iluminação pública. Até agora, 13 ruas já foram transformadas com a instalação de lâmpadas de LED que oferecem mais luminosidade, segurança e economia. “Iniciamos nosso trabalho pelas principais vias da cidade, como a Avenida Manoel Ribas e a XV de Novembro, que são portas de entrada de Guarapuava, além da região central, onde circulam os ônibus do transporte coletivo e temos amplo fluxo. Continuaremos nosso trabalho fazendo a modernização de outras vias nos próximos dias”, explicou o secretário de Planejamento, Paulo Dirceu Rosa de Souza.

 

A partir da PPP (Parceria Público-Privada) com a empresa Ilumina Guarapuava, as ruas Moacir Júlio Silvestri, Vicente Machado, Capitão Rocha, Brigadeiro Rocha, Padre Chagas, Sen. Pinheiro Machado, Pres. Getúlio Vargas, Saldanha Marinho, Dr. Laranjeiras, Arlindo Ribeiro, Coronel Lustosa, Cônego Braga e Barão do Rio Branco já estão com iluminação de LED.

 

Avenida Manoel Ribas (Foto: Anderson Zacalusni)

 

As novas lâmpadas oferecem mais luminosidade utilizando apenas 140W, reduzindo cerca de 50% do consumo de energia municipal.  As próximas ruas que estão programadas para receber a troca do modelo de lâmpadas de vapor de sódio pelas de LED são a Capitão Frederico Virmond, Coronel Saldanha, Comendador Norberto, Andrade Neves, Afonso Botelho, Dezessete de Julho, Azevedo Portugal e Benjamim Constant. Depois, terá início a segunda etapa de troca que irá contemplar as principais ruas de ligação de bairros e, também, as marginais da BR-277. Segundo a PPP, em até dois anos será feita a substituição de 23 mil luminárias do município.

 

SERVIÇO 0800 PARA MANUTENÇÃO DA ILUMINAÇÃO PÚBLICA

 

Além disso, a PPP também iniciou o serviço gratuito de 0800 para solicitação de serviços de manutenção da iluminação pública local, através do telefone 0800 600 1428. Em funcionamento desde fevereiro deste ano, o serviço já totaliza a média diária de 56 atendimentos.

 

O cidadão que ligar no atendimento precisa passar informações como nome da rua e número da casa em frente ao poste danificado para que seja possível encontrar o local. O número do CPF e de telefone serão solicitados para posterior fiscalização dos serviços executados. Após a ligação, o reparo das lâmpadas comuns pode ser feito em até 48h, dependendo do fluxo da via.

 

CÂMERAS DE MONITORAMENTO

 

Em breve, terá início a implantação das câmeras de monitoramento que integrarão um sistema de cidade inteligente, com luminárias supervisionadas por um Centro de Controle Operacional e com a instalação de mais de 120 câmeras de monitoramento em pontos estratégicos como entradas e saídas da cidade, pontos próximos à universidades e escolas, CMEIs (Centros Municipais de Educação Infantil) e UBS (Unidades Básicas de Saúde), praças, parques e terminais urbanos, definidos em conjunto com a Polícia Militar, Setran, Polícia Civil, Secretarias de Educação e de Saúde.