12ª Conferência Municipal de Assistência Social debate políticas públicas

26/08/2019

Entidades civis, estudantes, funcionários, técnicos, comunidade e usuários de programas da assistência social participaram na última quinta-feira (22), da 12ª edição da Conferência Municipal de Assistência Social, no auditório da Faculdade Guairacá. O evento, que é realizado pela Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social de Guarapuava, ocorre a cada dois anos e, nesta edição, teve como objetivo promover a discussão sobre a Assistência Social: Direito do Povo, com Financiamento Público e a Participação Social. “A conferência é realizada para desenvolver ações e estratégias para o futuro. É um passo a mais para avançarmos e termos bons resultados no serviço de assistência social, a partir dos eixos apresentados”, declarou o secretário de Assistência e Desenvolvimento Social, Ari Marcos Bona.

O evento contou com apresentações culturais e uma importante palestra com a ministra de Desenvolvimento Social e Combate a Fome, Helena Carvalho. “É fundamental que a comunidade se reúna para entender o cenário de Guarapuava. São mais de duas mil famílias no cadastro único. As pessoas precisam entender que  não é caridade, nem favor, mas um direito de quem está desprotegido. Por isso nos reunimos para avaliar essa política, como está funcionando e quais as necessidades para dar qualidade ao município”, afirmou a palestrante.

Na Conferência, houve ainda a eleição de usuários para representação na Conferência Estadual de Assistência Social, bem como na nova gestão de conselheiros do CMAS (Conselho Municipal de Assistência Social), que assim como a conferência, ocorre a cada dois anos. “Em um momento frágil em que as políticas públicas dependem de recursos, essa mobilização da sociedade para enfatizar que estamos aqui e precisamos dessas políticas, é desafiador ao sistema, mas de suma importância”, enfatizou a presidente do CMAS, Cristiane Soerensen.

A Conferência é resultado de uma parceria entre Conselho Municipal de Assistência Social e Prefeitura de Guarapuava.

Publicado em: 26/08/2019