10 mercadorias que você encontra no Mercado Produtos da Terra, em Guarapuava

27/01/2020

Só de pensar em produtos do campo como salame e galinha caipira já te dá água na boca? E que tal aquele lindo artesanato para decorar a casa?  Se sua resposta para estas perguntas for sim, então é melhor ir conhecer o Mercado Produtos da Terra, que fica na Rodoviária de Guarapuava. No local, inaugurado em dezembro de 2019, pequenos produtores guarapuavanos que plantam, fabricam e embalam o produto encontram espaço para comercializar suas mercadorias. Tudo isso, utilizando o ambiente de economia solidária como base.

Quer conhecer um pouquinho mais sobre os produtos guarapuavanos que estão à venda? Confere a lista com 10 produtos (e fotos para aguçar o paladar) que você pode encontrar por lá.

Defumados e galinha caipira

(Foto: Secom/Prefeitura de Guarapuava)

Salames, defumados e galinha caipirinha. Essas delícias seu Odair Zorzi e a família vendem no Mercado Produtos da Terra. Desde o cuidado até o abate dos animais é tudo feito na propriedade da família Zorzi, no Monte Alvão.

Verduras e legumes

(Foto: Secom/Prefeitura de Guarapuava)

A Associação São José, do Rio das Pedras, vende diversos produtos como cebolinha, chuchu, abobrinha e repolho. Formada por um grupo de agricultores familiares, a associação possui um local preparado para que os produtores possam higienizar e fazer os procedimentos adequados antes do alimento chegar ao mercado.

Artesanatos religiosos

(Foto: Secom/Prefeitura de Guarapuava)

Artigos religiosos como terços, rosários e colares são feitos por Pedro Luiz e Edicléia Silveira. O casal começou a fazer artesanato há cinco anos, como forma de obter uma renda extra para a família e ajudar no tratamento da filha com paralisia cerebral. Hoje, tudo que produzem está disponível à venda no Mercado Produtos da Terra.

Pinturas em pano e crochê

(Foto: Secom/Prefeitura de Guarapuava)

Os clubes de mães Tecendo amor e Nossa Senhora Aparecida buscam, através do artesanato, uma forma de aumentar a renda e uma terapia para os dias ruins. Nos projetos, as mulheres fazem artesanatos como crochê e pinturas em tecido. As integrantes preservam o espírito de união, para que seja possível conversar sobre novas ideias e dividir o lucro de forma igualitária.

Artesanatos decorativos

(Foto: Secom/Prefeitura de Guarapuava)

Lápis decorados, canetas e vidros de biscuit são alguns dos artesanatos produzidos por Viviane Rodrigues. A artesã vende diversos produtos para ajudar na renda familiar. Os objetos decorados são escolhidos e feitos cuidadosamente, buscando oferecer o melhor resultado possível.

Bolos e tortas

(Foto: Secom/Prefeitura de Guarapuava)

Para os apaixonados por doces, delícias caseiras como bolos e tortas também são vendidos no Mercado. Além de uma diversificada opção de sabores e receitas, existem vários fabricantes como o Doces e Desejos e o Caseirinho, aumentando ainda mais as opções do cliente.

Pães

(Foto: Secom/Prefeitura de Guarapuava)

Pão, broa e cuca são alguns dos quitutes fabricados pela Larissa Prestes e seu marido. O casal faz todo o processo de produção em casa e depois de embalado leva até o Mercado Produtos da Terra.

Lembrancinhas de Guarapuava

(Foto: Secom/Prefeitura de Guarapuava)

Lobo Guará, cerejeiras e araucárias são alguns dos temas que inspiram o Ateliê Lembranças de Guarapuava. As lembrancinhas feitas pela Lia Mirian, são uma ótima opção para presentear amigos e familiares, que amam a nossa cidade. A artesã começou a fazer lembrancinhas após perceber a necessidade de produtos sobre a cultura de Guarapuava e encontrou no Mercado Produtos o espaço perfeito para disseminar seu trabalho.

Mel

(Foto: Secom/Prefeitura de Guarapuava)

Quem não gosta de um mel para adoçar a vida? O mel Ballottin é produzido pelo casal Antônio e Valdira Ballottin. Eles vendem diversos produtos oriundos do mel de abelha como cera e favo. Os produtos são feitos na chácara Santo Antônio, local em que o casal cria as abelhas.

Mudas

(Foto: Secom/Prefeitura de Guarapuava)

No mercado é possível encontrar também produtos de arborização, mudas de plantas medicinais, ornamentais, temperos e frutas. Todas as mudas são produzidas na Chácara Rio das Pedras, pela família do Anderson Luiz Drugos. Sem a utilização de defensivos agrícolas, o substrato é composto por terra areia e adubo.

SERVIÇO

Se interessou? Esses são apenas alguns dos produtos da nossa terra. Visite e conheça nosso mercado, que funciona de funciona de segunda a sexta-feira, das 13h às 19h e aos sábados, das 9h às 17h.