
Wintershow coloca Guarapuava na rota da difusão de pesquisa e tecnologia
23/10/2018
O Wintershow chega a 15ª edição como referência regional e nacional. Com o evento, realizado em Entre Rios, distrito de Guarapuava, a Cooperativa Agrária socializa resultados de pesquisas e inovações tecnológicas agrícolas voltadas às culturas de inverno. A notoriedade do evento atrai cada vez mais agricultores, estudantes e profissionais do setor. Este ano, mesmo com o tempo chuvoso, cerca de 1.500 pessoas passaram pelo local.
O prefeito de Guarapuava, Cesar Silvestri Filho, destaca que o Wintershow coloca Guarapuava entre as principais cidades do país no setor agrícola. “A Cooperativa Agrária coloca nosso município na rota da difusão de pesquisa e tecnologia, contribuindo, assim, com o aumento e a melhoria da qualidade da produção do país à medida em que compartilha o resultado de suas pesquisas”, pontua o prefeito.
Em três dias de evento, entre 16 e 18 de outubro, visitantes do Paraná e outros estados do Brasil, como também de países como Uruguai e Estados Unidos, tiveram acesso a infinitas informações em 67 estantes da FAPA (Fundação Agrária de Pesquisa Agropecuária) e empresas parcerias. “No Wintershow, nós agregamos tudo que possa contribuir com os cooperados e produtores. Aqui são apresentados os resultados de pesquisas e tecnologias, pois tornou-se cada vez mais importante ter a informação precisa no momento exato para a tomada de decisão no campo”, afirma o coordenador da FAPA, Márcio Mourão.
Unindo informação e tecnologia, a Agrária relançou o aplicativo FAPA Radar. “Esse aplicativo conecta a informação técnica gerada pela pesquisa com a condição ambiental que o produtor vai encontrar no campo. Nosso objetivo é auxiliar o agricultor e o técnico nos sentido de garantir produtividade, rentabilidade e sustentabilidade à propriedade”, resumiu Mourão.
Pelos campos da FAPA, entre as cultivares apresentadas, estavam as máquinas e outros implementos agrícolas. Se apenas as pontas de pulverização não chamavam tanta atenção, os funcionários de uma empresa faziam a demonstração com laser. “Assim a pessoa consegue ver como as pontas atuam, visualizando o tamanho de gota e o tipo de jato, por exemplo”, comentou o técnico Diego Silva.
Pai e filho, Andreas e Felipe Milla, acompanharam cada detalhe das palestras, principalmente relacionadas ao manejo de cultivares de cevada. Pai e filho estão preparados para o competitivo mercado e indústrias cada vez mais exigentes. “Todo nosso sistema produtivo está baseado nas pesquisas da FAPA que o Wintershow ajuda a difundir, por isso participamos todos anos”, destaca o produtor rural e agrônomo Andreas.
Publicado em: 23/10/2018