Cesar Augusto Carollo Silvestri Filho nasceu em Guarapuava, em 04 de outubro de 1980. É filho de Cezar Augusto Carollo Silvestri e de Isabel Cristina Rauen Silvestri, casado com Renata Dittert Cruz Silvestri e pai de Maria Augusta Cruz Silvestri. É formado em Direito, com especialização em Direito Público e Direito Brasileiro. Foi o Deputado Estadual mais votado em Guarapuava em 2010, aos 29 anos. Em 2012,  foi eleito Prefeito de Guarapuava, com 51.425 votos. Em 2016, foi reeleito com 60% dos votos válidos.

SAIBA MAIS

Itacir José Vezzaro é administrador de gestão em agronegócios e especialista em desenvolvimento sustentável e agricultura familiar. Foi funcionário da Emater por 37 anos e, posteriormente, chefe regional do núcleo da Secretaria de Estado de Agricultura e Abastecimento. O primeiro contato com a política foi em 1992, quando candidatou-se a vereador pelo PTB. Em 2013, assumiu a Secretaria Municipal de Agricultura de Guarapuava e, em 2016, foi eleito vice-prefeito.

SAIBA MAIS

A Secretaria de Administração é o órgão incumbido da coordenação, direção e controle dos assuntos de natureza administrativa jurídica do governo municipal – art. 5º, da Lei Municipal nº 222/1991.
Paço Municipal - Rua Brigadeiro Rocha, 2777 - Centro
Atendimento ao público: 12 às 17h

SAIBA MAIS

Agricultura
As ações públicas implantadas pela administração municipal melhoram a produção, renda e qualidade de vida desses pequenos produtores, como o Programa Vida Rural, atendendo assim de 42 associações de produtores rurais, 09 assentamentos da reforma agrária, 01 comunidade quilombola e várias pequenas comunidades rurais.

Turismo
A Gestão Municipal do Turismo vem sendo estruturada desde 2013 e o seu Órgão Oficial do Turismo (OOT), representado junto ao Governo do Estado do Paraná, é o Departamento de Turismo que, a partir de 2017, passou a ser uma pasta anexa à Secretaria Municipal de Agricultura.

SAIBA MAIS

A Secretaria de Assistência e Desenvolvimento social tem como função a execução das políticas públicas de proteção social aos cidadãos e implementar o Sistema Municipal de Assistência Social, coordenar  programas de atenção  social  à  família, enfrentamento  à pobreza, atenção  social  à  criança,  ao  adolescente  e  ao jovem, às pessoas com deficiência, idosos, etc; acompanhar, elaborar e executar políticas de combate às drogas; apoiar os  conselhos  das políticas sob sua competência e participar dos demais conselhos de políticas setoriais.

SAIBA MAIS

A Secretaria Municipal de Comunicação Social é unidade de assessoria e apoio direto ao Prefeito Municipal, encarregada de coordenar ações de Comunicação Institucional por meio de um sistema que interliga o gabinete do Prefeito, secretarias municipais, órgãos públicos integrantes da administração direta do Poder Executivo Municipal e aqueles controlados indiretamente pelo Poder Executivo Municipal, tais como fundações públicas, conselhos e fundos municipais.

SAIBA MAIS

A Secretaria Municipal de Educação e Cultura coordena o trabalho das Unidades de Ensino (Centros Municipais de Educação Infantil e Escolas) buscando sempre a construção de uma educação de excelência, com foco na formação do cidadão e desenvolvimento da sociedade por meio de oportunidades iguais de acesso e desenvolvimento a todos.

SAIBA MAIS

A Secretaria de Esportes e Recreação tem como objetivo promover projetos, eventos e atividades de esporte e lazer para toda a população guarapuavana, visando a melhor qualidade de vida. Também apoia equipes e atletas para que disputem competições estaduais e nacionais nas mais diversas modalidades. 

SAIBA MAIS

Cabe a Secretaria de Finanças fiscalizar e arrecadar os tributos municipais, como o IPTU e o ISS. Além disto, é responsável por administrar os rendimentos públicos, realizar pesquisas para acompanhamento da conjuntura econômica e fixação de preços públicos, celebrar convênios com órgãos federais, estaduais e entre municípios que objetivem o aprimoramento da fiscalização tributária e a melhoria da arrecadação.

SAIBA MAIS

A Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Inovação é encarregada de estabelecer, implementar, coordenar e executar políticas de desenvolvimento industrial e comercial.

SAIBA MAIS

A Secretaria Municipal do Meio Ambiente busca a sustentabilidade ambiental e o desenvolvimento econômico e social, tanto com ações de controle ambiental, por meio do licenciamento e fiscalização, que buscam disciplinar o uso dos recursos naturais; como por ações de educação ambiental através de projetos e programas de sensibilização e difusão de conhecimentos, contribuindo para o avanço da consciência ambiental do cidadão.

SAIBA MAIS

A Ouvidoria  é o elo de comunicação entre os munícipes e a administração pública municipal. Recebe reclamações, denúncias, solicitações e sugestões e as encaminha ao setor responsável, bem como ao Prefeito e secretários.

SAIBA MAIS

A Secretaria Municipal de Planejamento é responsável por coordenar o planejamento estratégico municipal; propor e implantar novos modelos e padrões de gerenciamento dos recursos municipais; avaliar o impacto socioeconômico das políticas e programas do governo municipal; coordenar e gerir sistemas de planejamento e orçamentos municipais; elaborar, acompanhar e avaliar o plano plurianual de investimentos, a lei de diretrizes orçamentárias e orçamentos anuais; viabilizar novas fontes de recursos para os planos de governo e acompanhar as relações com os governos federal e estadual.

SAIBA MAIS

Pela primeira vez, o governo municipal instituiu uma Secretaria para auxiliar na quebra do ciclo de violência contra a mulher em Guarapuava, buscando formar uma rede de enfrentamento com vários órgãos e instituições, resultando em um trabalho efetivo de assistências e apoio, e busca de emancipação financeira, como também a mudança da cultura machista. 

SAIBA MAIS

Promover a representação judicial do Município e, na área de sua atuação, a representação extrajudicial.

SAIBA MAIS

A Secretaria Municipal de Saúde realiza ações de promoção, proteção, recuperação e reabilitação da saúde, seguindo os princípios da universalidade, equidade e integralidade no atendimento ao usuário, reconhecendo a saúde como direito fundamental do ser humano, cabendo ao Estado e municípios garantir as condições indispensáveis ao seu pleno exercício e o acesso à atenção e assistência, buscando a diminuição das desigualdades. É de sua responsabilidade também planejar, desenvolver e executar as ações de vigilância  sanitária e epidemiológica. O Sistema único de saúde possui diretrizes operacionais como a descentralização, onde cada gestor responde por toda a rede assistencial na sua área de abrangência, por meio da participação da sociedade nos conselhos municipais e nas conferências de saúde.

SAIBA MAIS

A Secretaria Executiva é o órgão de assessoramento encarregado de assistir ao Prefeito Municipal em suas funções político-administrativas.

SAIBA MAIS

A Secretaria Municipal de Viação, Obras e Serviços Urbanos tem como atribuições planejar, desenvolver, controlar e executar atividades relacionadas às obras públicas. É responsável também por ações de conservação e manutenção de estradas rurais, pontes, viadutos, canais e redes de drenagem.

SAIBA MAIS