Tarifa de lixo 2020 está disponível para pagamento

15/01/2020

A partir desta quarta-feira (15), os guarapuavanos já podem efetuar o pagamento da taxa municipal de lixo deste ano. No total, 17 mil contribuintes que optaram no ano passado pela forma de pagamento único receberão em suas casas nos próximos dias um boleto para quitação da taxa. Nos demais domicílios a tarifa será calculada automaticamente através da segunda opção: o parcelamento através da conta de água, com cobrança  em 12 parcelas, a partir de janeiro. “Os guarapuavanos sempre pagaram essa taxa de lixo mas, anteriormente, ela era cobrada junto com o IPTU (Imposto Predial e Territorial Urbano). Fizemos essa mudança com o intuito de diminuir o valor do percentual de inadimplência e já estamos com progressos. Desde a alteração no segundo semestre de 2019 reduzimos a inadimplência de 38% para uma média de 5%”, ressaltou o secretário de Finanças, Diocesar Costa de Souza. Quem preferir não pagar o boleto que está recebendo agora e quiser optar pelo pagamento parcelado, basta desconsiderá-lo. Assim, automaticamente, a taxa será lançada e cobrada pela Sanepar, com a tarifa dividida em 10 vezes e cobrada a partir do mês de março.

Em Guarapuava, a arrecadação com o pagamento da tarifa do lixo é utilizada para custear o processo de coleta, destinação e manutenção do aterro sanitário. Segundo o secretário, o valor da taxa que os guarapuavanos receberão em suas casas é calculado a partir do consumo de água. “Essa é uma metodologia mais coerente e justa, calculada através das faixas de consumos em metros cúbicos”, explicou. “Para os munícipes, a recomendação é que a taxa seja paga de forma parcelada na conta de água, já que desta forma não haverá anuidade e nenhum adicional”, finalizou.