Secretaria de Saúde lança programa de planejamento familiar Nossa Família Guarapuava

06/12/2019

Na noite desta quarta-feira (04), a Prefeitura de Guarapuava, por meio da Secretaria de Saúde, realizou o lançamento do Programa de planejamento familiar Nossa Família Guarapuava, que tem como objetivo promover educação e assistência em contracepção, com métodos modernos, visando prevenir e evitar as conseqüências e complicações de uma gravidez não planejada ou indesejada. Dados da Secretaria Municipal de Saúde mostram que, dos 3059 bebês nascidos em 2018, cerca de 60 % deles são frutos de gestações indesejadas.   “Nós sabemos que uma gravidez indesejada gera uma série de conseqüências que não se referem somente à saúde. Ela gera problemas afetivos, emocionais e pode desencadear problemas cognitivos na criança no início de sua vida. Eu acredito muito que Guarapuava terá uma nova perspectiva em relação ao planejamento das nossas famílias, vamos vivenciar daqui para frente uma nova realidade, dando para aqueles que desejam ter filhos à condição e o direito de tê-los e para aqueles que desejam não ter mais, dar condições de que suspendam esse processo, diminuindo a mortalidade infantil e auxiliando nas políticas públicas de saúde”, enalteceu o prefeito de Guarapuava, Cesar Silvestri Filho.

Ao todo serão 11 métodos oferecidos aos usuários do SUS (Sistema Único de Saúde), tais como barreira, contraceptivos de longa duração, métodos hormonais injetáveis e definitivos. “Estamos implantando hoje um projeto que surgiu de uma demanda que bate a porta das nossas UBS todos os dias. O projeto já está funcionando na Clínica da Mulher e, a partir de hoje, com o lançamento e treinamento da equipe, se estende a todas as nossas 33 UBS como uma política pública”, enfatizou o secretário de Saúde, Celso Goes.

Na ocasião, foi assinado ainda, um protocolo de intenções para iniciar um programa de produção assistida para mulheres com vulnerabilidade social, inédito no Paraná e um dos únicos do país, conforme destaca Maria Emi. “Guarapuava é uma das poucas cidades que tem todos esses métodos oferecidos pelos SUS, eu não conheço, em todo o país, um município que tenha essa carteira de métodos, não só contraceptivos, mas também para aquelas mulheres que querem ter filhos, ajudando que esses sonhos se concretizem”, afirmou a consultora da Secretaria Municipal de Saúde, Dra Maria Emi. “Existem outros municípios que possuem mais dinheiro para investir na saúde, mas falta planejamento. Parabéns Guarapuava por transformar a saúde da mulher na cidade de vocês”, concluiu o presidente da Sogipa (Sociedade de Ginecologia e Obstétrica do Paraná),  Dr. Jan Pavel Achnik.