Notícias

Contentores subterrâneos: Guarapuava se destaca como uma das cidades mais modernas do país em relação à coleta de resíduos orgânicos

27/07/2018

A chamada cidade inteligente é aquela que se desenvolve aliando sustentabilidade e inovação, e é exatamente isso que vem acontecendo em Guarapuava nos último anos. A cidade é a primeira do Estado e a segunda da região Sul do Brasil a instalar contentores subterrâneos. “Essas instalações dos contentores são exemplos do nosso compromisso em oferecer os serviços públicos da cidade aliados às novas tecnologias, trazendo mais agilidade, segurança e tantos outros benefícios a toda  população”, afirma o prefeito Cesar Silvestri Filho.

Atualmente oito espaços da cidade já contam com os conjuntos de contentores, entre eles a Praça Cleve, rua XV de Novembro e Saldanha Marinho. “Estamos na última fase de instalação, que contempla um espaço próximo a um posto de combustíveis no bairro Santa Cruz, além da praça em frente Unicentro e Lagoa das Lágrimas. Todos os locais foram escolhidos estrategicamente, pois são pontos com grande fluxo de pessoas, o que acaba gerando mais resíduos”, explicou o secretário de Meio Ambiente, Celso Araújo.

Ainda de acordo com o secretário, essa nova maneira de fazer a coleta de lixos orgânicos permite que o serviço seja feito com mais agilidade e segurança. Além disso, os contentores resolvem os problemas de mau cheiro, eliminam o impacto estético que o lixo gera nas ruas e impede que animais espalhem os resíduos.  “O lixo fica por baixo da calçada e é coberto por uma tampa com o mesmo acabamento que a orla. Cada conjunto possui dois contentores, com capacidade para receber até dois mil litros de resíduos orgânicos”, acrescentou Celso Araújo.

Para que os contentores cumpram sua função é necessário que a população os utilize de forma certa, depositando apenas resíduos orgânicos como restos de alimentos, frutas em decomposição, papel higiênico, guardanapos, fraldas, e tudo aquilo que não for reciclável.