Sobre Guarapuava

Localizada no centro-sul do Paraná, Guarapuava fica no coração do estado, entre as cidades de Curitiba e Foz do Iguaçu. É a nona cidade mais populosa do Paraná. O Município é cortado pela BR 277, principal Rodovia do Mercosul, que liga o Porto de Paranaguá ao Paraguai e à Argentina, além de possuir duas ferrovias, operadas pela ALL e pela Ferroeste, que interligam o Porto à região oeste.

 

O aeroporto de Guarapuava é equipado e homologado para vôos por instrumentos (IFR) e pode operar aeronaves de médio porte, além de contar com o serviço de abastecimento de aeronaves AVGAS e QAV.

 

Além da BR 277, o sistema rodoviário é integrado pelo entroncamento da PR 170 e da PR 466, que fazem ligação com o sul do estado, Santa Catarina e Rio Grande do Sul e também com o norte do Paraná, Mato Grosso do Sul e São Paulo.

Economia

Com uma economia diversificada, Guarapuava é local para investimentos em todas as áreas. A cidade se destaca no segmento agrícola, madeireiro e de produção de grãos, especialmente o milho. Outros setores que estão em pleno desenvolvimento são a indústria alimentícia e de papel e da produção de pintainhos.

 

Além das indústrias instaladas nos distritos industriais, Guarapuava conta com uma imponente Planta Industrial em Entre Rios, operada pela Cooperativa Agrária, onde se encontra também a maior Maltaria Cervejeira da América Latina.

Educação

Além de uma educação fundamental de qualidade, Guarapuava se consolida como pólo referência em educação de nível superior. Juntas, a Unicentro, UTFPR, Faculdades Guarapuava, Faculdade Guiaracá e a Faculdade Campo Real, ofertam mais de 70 cursos de graduação, 45 cursos de pós-graduação e mestrado.

História e Turismo

Com 200 anos de história, Guarapuava é um lugar perfeito para aprender muito da história do nosso país e desfrutar das belezas naturais que a cidade oferece.

 

A cidade conta com belíssimos parques, praças, casarões antigos, igrejas e capelas, além de um museu, que registra a colonização da região e do estado.

 

Em uma área de preservação, localizada a 46 quilômetros da cidade, está o Parque Municipal São Francisco da Esperança, com uma das maiores saltos do Brasil. Os 196 metros de queda d’água livre se encontram no centro de um belíssimo cânion, coberto de vegetação, e frondosos pinheiros araucária.

Estrutura

Com polução estimado em 182.093 pessoas, de acordo com o Censo do IBGE de 2022, Guarapuava dispõe de elementos estruturais para o desenvolvimento de novos empreendimentos na cidade, bem como a realização de eventos de negócios, congressos, seminários, encontros técnicos e exposições nacionais e internacionais. Além de espaços para a realização de eventos empresariais, a cidade dispõe de um belíssimo ginásio poliesportivo e uma grande praça para eventos religiosos. A cidade conta com uma estruturada rede hotéis e dispõe ao visitante todo o conforto e facilidade de acesso.

 

Tudo isso faz de Guarapuava um excelente lugar para se investir, trabalhar e viver.


Localização

Guarapuava está localizada na região sul do Brasil, centro-sul do estado do Paraná, terceiro planalto, chamado Planalto de Guarapuava.


COORDENADAS GEOGRÁFICAS

Latitude Sul: 25º 23′ 26”.

Longitude Oriental: 51º 27′ 15” Oeste – W. Greenwich.


Clima

Moderado, subtropical, úmido. Invernos com geadas e até neves. A temperatura média anual é de 16,8ºC. A média máxima é 36ºC e a mínima, 6,8ºC.

Geologia

Formação botucatu, formada por arenitos, aflora em uma estreita faixa na Serra da Esperança e a Formação Serra Geral a qual é a mais representativa, sendo constituída de rochas vulcâncias, principalmente basalto e riodacitos.


População

População: 167.328 habitantes.

Urbana: 152.993 habitantes.

Rural: 14.335 habitantes.

Homens: 81.797.

Mulheres: 85.531.


Limites

Norte: Campina do Simão e Turvo.

Sul: Pinhão

Leste: Prudentópolis e Inácio Martins.

Oeste: Candói, Cantagalo e Goioxim.


Hidrografia

Os principais rios são: Jordão, Pinhão, Coutinho, Campo Real, das Mortes, Piquiri e São João.