Brasão de Guarapuava

Brasão de Guarapuava

Foi criado em 1935 pelo Professor David da Silva Carneiro. O escudo foi oficializado em 1999, pela lei 859/99. Seu desenho é formado por um escudo do tipo português, dividido em quatro partes:

 

– A parte superior direita, azul e verde, apresenta o lobo guará, que deu origem ao nome da cidade.

 

– A parte superior esquerda, também dividida entre azul e verde, apresenta a figura de uma Atalaia (forte) com uma bandeira amarela, lembrando o Fortim Atalaia e o Pontão das Estacadas. A figura representa a origem da povoação da cidade de Guarapuava.

 

– A parte inferior direita, em azul e verde figura três degraus, que representam os trêss planaltos do Estado do Paraná. No patamar mais alto, está localizada a cidade de Guarapuava, representada pelos prédios em amarelo, rodeada por exuberante vegetação, representada na cor verde.

 

– A parte inferior esquerda, dividida ao meio em azul e verde, possui a figura de um boi simbolizando a pecuária, uma das riquezas da região.

 

– No centro, unindo as quatro partes, está a esfera armilar em ouro com fundo branco, simbolizando a Bandeira do Principado do Brasil, usada na época em que Guarapuava foi descoberta.

 

Acima do escudo, aparece uma coroa mural com trêss torres, na cor prata, simbolizando a autoridade municipal. Ao lado direito do escudo há um ramo de erva-mate e, do lado esquerdo, um feixe de trigo, representando as principais riquezas agrícolas do Município. Há ainda abaixo do escudo um galho de pinheiro, cujo ciclo econômico foi o sustentáculo da região e do Estado do Paraná.

 

Abaixo do escudo aparece um listel, em vermelho, com a inscrição 09 – 09 – 1770, data em que se comemora a posse da Real Coroa Portuguesa e chegada da Primeira Expedição nos Campos de Guarapuava, com Cândido Xavier de Almeida e Souza e Afonso Botelho de Sampaio e Souza. Apenas em 17 de junho de 1810 a Real Expedição Colonizadora, comandada por Diogo Pinto de Azevedo Portugal, Antonio da Rocha Loures e Padre Francisco das Chagas Lima, chega em Guarapuava para instalação. Em 9 de dezembro de 1819, o Padre Francisco das Chagas Lima e o Tenente Antonio da Rocha Loures escreveram um documento determinando o local onde deveria ser instalada a Freguesia de Nossa Senhora de Belém de Guarapuava.