Prefeitura Municipal de Guarapuava
Saúde alerta sobre cuidados durante o carnaval
Saúde alerta sobre cuidados durante o carnaval

Boa parte das pessoas só pensa em diversão e esquece de alguns cuidados essenciais com a saúde nos dias de carnaval. Para aproveitar bem os dias de festa, algumas medidas simples podem fazer muita diferença. “O Carnaval é uma época de várias preocupações e riscos. É preciso estar atento às consequências da ingestão de bebida alcoólica, e de excessos de toda a natureza. Não esquecendo da prevenção, usando o preservativo nas relações sexuais”, afirmou Dr. Fernando Pedrotti, diretor da Vigilância em Saúde.
Alimentação leve e hidratação são essenciais
Durante os dias de carnaval, os cuidados com a alimentação devem ser redobrados, principalmente devido ao calor. “A perda de líquidos e sais minerais é grande, por isso devem ser repostos com muita água. Quando há o consumo de bebida alcoólica, a ingestão de águas e sucos naturais deve ser ainda maior”, alertou Pedrotti.
Nesse período, é comum festas, confraternizações e acampamentos. A conservação dos alimentos de maneira adequada também é importantíssima, para evitar intoxicações alimentares. “O preparo e a forma de conservar os alimentos deve ser levada em conta, para evitar que isso possa ser um problema”, afirmou o médico. Caso alimentos contaminados venham a ser consumidos podem causar náuseas, vômito, diarréia e até febre. Nesse caso é preciso procurar os serviços de Urgência 24 horas.
Cuidado com acidentes
Rios, piscinas, lagos e riachos juntamente com o consumo de bebida alcoólica formam uma combinação perigosa. “Todo cuidado é pouco, o clima de festa acaba empolgando as pessoas, mas os excessos precisam ser evitados. Acidentes alimentares, fraturas, ou afogamentos podem acontecer facilmente nessa situação”, afirmou o diretor da Vigilância Sanitária.
Prevenção da AIDS e DST´s
Desde o início da semana equipes do SAE estão trabalhando na realização dos testes rápidos de HIV no próprio local, e também em diversos pontos da cidade oferecendo orientações, materiais informativos e preservativos estão sendo distribuídos diariamente. O trabalho está sendo feito na Rua XV de Novembro, em bares, clubes e casas noturnas. Os materiais informativos e os preservativos estão disponíveis também nos motéis e nos postos da BR 277 próximos de Guarapuava.
Este ano a campanha lançada pelo Ministério da Saúde tem o mote “Na empolgação pode rolar de tudo. Só não rola sem camisinha. Tenha sempre a sua”. “O uso do preservativo previne todas as DST´s, principalmente a AIDS. A prevenção é o melhor a ser feito. O carnaval passa, mas as doenças ficam e uma possível gravidez indesejada também”, afirmou Pedrotti.
Os testes rápidos acontecem durante todo o ano no SAE, e com mais intensidade durante esta semana. Quem quiser realizar o teste rápido para HIV deve comparecer no SAE. O procedimento é gratuito, basta ter em mãos um documento oficial com foto. Os menores de idade precisam estar acompanhados dos pais ou de um responsável. “Este teste tem o resultado em apenas 15 minutos, não é necessário estar em jejum e não exige uma dieta específica”, afirmou Maria Clarice Kunkel, a coordenadora do SAE.



Gostou desta matéria? Então Compartilhe!

Voltar

Rua Brigadeiro Rocha, 2777 - Centro, CEP: 85010-210 - Guarapuava - Paraná - Brasil

Fone: (42) 3621-3000

Horário de Atendimento: 12:00 - 17:00

Youtube    Facebook    Instagram
CFW Agência de Internet