Prefeitura Municipal de Guarapuava
X Conferência de Assistência Social discute políticas e diretrizes do SUAS
conferencia de assistencia social (14)

Nesta terça-feira (04), no auditório da Unicentro, entidades governamentais e não governamentais, conselheiros, delegados, estudantes e representantes da sociedade civil participam da X Conferência Municipal de Assistência Social, com o objetivo de debater sobre a política de assistência social e as diretrizes para a construção do plano decenal do SUAS (Sistema Único de Assistência Social). Através de mesa redonda e grupos de estudos, foi abordado o tema “Consolidar o SUAS de vez: rumo a 2026″.

“Este ano completamos 10 anos de SUAS. É necessário realizar uma avaliação referente ao que já foi construído e pensar em propostas que atendam as novas demandas do município, discutindo situações de vulnerabilidade ou risco social. Apontar rumos para o amadurecimento da política é necessário para mudarmos essa realidade”, destaca a secretária de Assistência Social, Eliane De Carli, salientando a estruturação da secretaria na efetivação de grande número de propostas da conferência anterior.

De acordo com a diretora técnica do Sistema Único da Assistência Social, Márcia Costa, o SUAS organiza as ações da assistência social em dois tipos de proteção social. “A primeira ação é a Proteção Social Básica, que visa à prevenção de riscos sociais e pessoais, por meio da oferta de programas, projetos, serviços e benefícios a indivíduos e famílias em situação de vulnerabilidade social. A segunda é a Proteção Social Especial, com atendimentos a famílias e indivíduos que já se encontram em situação de risco e que tiveram seus direitos violados por ocorrência de abandono, maus tratos, abuso sexual, usuários de drogas”, explica Márcia. Prestigiaram a abertura do evento o secretário Executivo, Edony Kluber; o secretário de Agricultura, Itacir Vezzaro; e a presidente do Conselho Municipal de Assistência Social dos usuários do SUAS, Marlene de Fátima Miranda.



Gostou desta matéria? Então Compartilhe!

Voltar

Rua Brigadeiro Rocha, 2777 - Centro, CEP: 85010-210 - Guarapuava - Paraná - Brasil

Fone: (42) 3621-3000

Horário de Atendimento: 12:00 - 17:00

Youtube    Facebook    Instagram
CFW Agência de Internet