Notícias

Virada Cultural confirmada em Guarapuava nos dias 15 e 16 de novembro

18/08/2014

A Secretaria de Estado de Cultura do Paraná (SEEC) confirmou a Virada Cultural em Guarapuava para os dias 15 e 16 de novembro de 2014, no Parque do Lago. De acordo com a coordenadora geral da Virada, Luci Daros, que esteve em Guarapuava na última sexta-feira (15), a programação do evento ainda está em fase de avaliação. “Estamos fazendo as primeiras reuniões nas cidades classificadas na etapa final para discutirmos a programação prévia da Virada Cultural 2014”, explica a coordenadora.

As cidades classificadas para realizarem a Virada Cultural 2014 foram Guarapuava, Foz do Iguaçu, Francisco Beltrão, Maringá, Paranavaí, São José dos Pinhais, Toledo e Umuarama. As propostas foram avaliadas por uma Comissão composta por membros da equipe técnica da Secretaria. A qualidade das atividades propostas, o alcance (artístico, educacional e social) e as atividades de arte e educação no trânsito estão entre os critérios de seleção. “No projeto encaminhado por Guarapuava, destacamos o sucesso que tivemos na realização da primeira Virada Cultural de Guarapuava, no ano passado, onde mais de 20 mil pessoas passaram pelo Parque do Lago”, explica Rosevera Bernardim, coordenadora do Departamento de Cultura da Prefeitura de Guarapuava.

As cidades selecionadas receberão o apoio da SEEC para a montagem do palco Conexões, que deve receber cinco atrações culturais: duas de renome nacional e três grupos musicais paranaenses. “Agora, que já sabemos quais cidades vão realizar a Virada Cultural 2014, vamos começar a estudar quais atrações serão designadas a cada cidade”, explica Luci Daros.

Ainda de acordo com a Rosevera Bernardim, a Virada Cultural no município também vai contar com mais dois palcos no Parque do Lago. “Vamos pensar em uma programação com artistas locais para os palcos Sintonia, que ficará localizado na Usina do Conhecimento, e para o palco Frequências, na quadra de areia. Nesses palcos vamos valorizar nossos talentos guarapuavanos”.

A edição da Virada Cultural 2014 também será realizada em parceria com o Departamento de Trânsito do Estado (Detran). Por isso, de 11 a 16 de novembro, Guarapuava vai contar com uma programação de atividades educativas e culturais que promovam o tema “Educação no Trânsito e Mobilidade Urbana”.