Prefeitura Municipal de Guarapuava
Secretaria promove encontro de valorização das parcerias para o fomento do turismo
REUNIAO CAFE) (6)

O cenário turístico de Guarapuava vem passando por uma transformação. Cada vez mais turistas, e os próprios gurapuavanos, conhecem as rotas e projetos desenvolvidos pela atual administração municipal. As belezas naturais, a cultura, a história e a gastronomia da cidade colocam a cidade entre as mais visitadas do Paraná. Para isso, a Secretaria de Turismo, com parceria de instituições e iniciativa privada, vem desenvolvendo esse segmento como uma oportunidade de negócio. “O turismo, especialmente rural e de aventura, é uma indústria limpa que gera emprego e renda”, afirmou o vice-prefeito e secretário de Obras e de Turismo, Itacir Vezzaro, durante reunião na manhã desta sexta-feira (05).

O evento aconteceu no Café Colonial Rural Dona Olga, uma das propriedades cadastradas na rota turística Caminho de São Francisco. O objetivo foi apresentar as ações desenvolvidas no município para o turismo. Participaram representantes das secretarias municipais de Agricultura, de Meio Ambiente, DE Comunicação e de Obras, Emater, Senar, Sindicato Rural, Unicentro e Faculdade Guairacá. Também esteve presente a deputada estadual Cristina Silvestri.

Itacir Vezzaro destacou que as parcerias são fundamentais. “A equipe da Secretaria de Turismo apresentou o programa Guarapuava Turística 2026, que engloba diversos projetos, como Caminho de São Francisco, Caminho do Malte, Região Serrana do Paraná, entre outros, para mostrar que juntos podemos fazer muito mais. Turismo é ação e essa ação precisa de todos nós”, sublinhou o secretário. “Fico extremamente feliz em ver como o turismo da nossa cidade se desenvolveu. Parabéns para a equipe da Secretaria de Turismo e a todos que estão aqui, pois mostram que são parceiros nas ações municipais. Na Assembleia Legislativa, vou continuar lutando para contribuir com esse trabalho. Uma das causas que venho lutando há quatro anos é a estadualização da Estrada do Guairacá. Não é tão simples, porém continuarei a mostrar essa necessidade. E parabéns a dona Olga por abrir sua casa e nos presentear com o melhor da gastronomia rural”, disse a deputada Cristina Silvestri.

O Caminho de São Francisco, rota de turismo rural, religioso e de aventura, interliga os dois parques naturais de Guarapuava: Parque das Araucárias e Parque São Francisco da Esperança. O projeto prevê o desenvolvimento sustentável e econômico da região, além de melhorar a qualidade de vida dos pequenos produtores com o aumento de renda. Logo no início do percurso, visitantes e turistas são recebidos pela dona Olga Nascimento, que abriu sua propriedade em agosto do ano passado. Em um ambiente aconchegante, podem ser saboreado um café colonial rural. Tudo feito na propriedade. “Nós aceitamos o convite da Secretaria de Turismo, acreditamos no projeto e hoje vemos que fizemos o correto. Estamos aqui para acolher a todos com prazer, amor e alegria. Queremos que o visitante se sinta em casa”, afirmou Mari Silva, sobrinha da dona Olga e que ajuda a administrar o local.

 



Gostou desta matéria? Então Compartilhe!

Voltar

Rua Brigadeiro Rocha, 2777 - Centro, CEP: 85010-210 - Guarapuava - Paraná - Brasil

Fone: (42) 3621-3000

Horário de Atendimento: 12:00 - 17:00

Youtube    Facebook    Instagram
CFW Agência de Internet