Prefeitura Municipal de Guarapuava
Vacina da gripe já está disponível nas Unidades Básicas de Saúde de Guarapuava
IMG_5274

A manhã desta segunda-feira (25) começou movimentada nas UBS (Unidades Básicas de Saúde) e Cisgap (Consórcio Intermunicipal de Saúde), em Guarapuava. O início da campanha de vacinação contra a gripe fez com que muitos guarapuavanos levantassem cedo para receber a dose. A vacina disponibilizada atua contra três tipos de vírus da gripe: Influenza A (H1N1), Influenza A (H3N2) e a Influenza B. “Muitas pessoas estão procurando as unidades para receber as doses. É importante que as pessoas não deixem para a última hora, pois quanto antes a pessoa tomar a dose, menos risco terá de contrair a gripe”, ressalta Chayane Andrade, da divisão de Vigilância Epidemiológica.

De acordo com a Secretaria de Saúde, aproximadamente 35 mil doses já estão disponíveis nas UBS e Cisgap. A campanha de vacinação segue até o dia 05 de maio. Têm direito à vacina gratuita os grupos de risco que incluem: idosos, crianças de seis meses até cinco anos, gestantes, mulheres com pós-parto de até 45 dias, doentes crônicos, profissionais de saúde, indígenas e trabalhadores e detentos do sistema prisional.

O casal Carolina Rosa, 73 anos, e Gentil Correa do Nascimento, 91 anos, foram uma das primeiras pessoas a tomar a dose na unidade do Cisgap. “Há anos tomamos a vacina, pois é mais uma garantia de que a gripe seja evitada. Esse ano não está sendo diferente, preferimos vir cedinho e sair medicados”, disse Carolina, moradora do Batel.

Dicas para combater a Influenza

A influenza é uma doença respiratória transmitida através da tosse, espirro ou contato com secreções de pessoas infectadas. Para prevenir a doença, algumas atitudes simples podem ajudar, como higienizar as mãos com frequência com sabão ou álcool; cobrir a boca e o nariz ao espirrar, preferencialmente com lenço ou antebraço, além de manter portas e janelas abertas para circulação de ar.

Além disto, ao sinal de qualquer sintoma mais preocupante, como febre alta e/ou dificuldade respiratória é necessário comparecer até a Unidade Básica de Saúde mais próxima de casa. “Todos os anos, com a aproximação do inverno, começamos a nos preocupar em evitar as doenças respiratórias que popularmente chamamos de gripe. Apesar de usarmos esse termo de forma genérica para nos referirmos a sintomas como nariz entupido, espirros e dor de cabeça, a gripe e os resfriados são causados por vírus diferentes e apresentam algumas características que permitem a sua diferenciação, por isso é importante ir até a Unidade Básica de Saúde mais próxima de casa e não se automedicar”, completa Chayane.



Gostou desta matéria? Então Compartilhe!

Voltar

Rua Brigadeiro Rocha, 2777 - Centro, CEP: 85010-210 - Guarapuava - Paraná - Brasil

Fone: (42) 3621-3000

Horário de Atendimento: 12:00 - 17:00

Youtube    Facebook    Instagram
CFW Agência de Internet