Unicentro ofertará o curso de Medicina em Guarapuava

18/05/2018

A governadora Cida Borghetti, o prefeito Cesar Silvestri Filho, o reitor Aldo Nelson Bona, o novo Secretario de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (SETI), Décio Sperandio, e outras autoridades assinaram o decreto de criação do curso de Medicina na Unicentro nesta quinta-feira (17), na Câmara de Vereadores de Guarapuava.

“Com tantas conquistas sucessivas, Guarapuava se equipara a outras grandes cidades do Sul do Brasil. A autorização do curso de Medicina para a Unicentro é mais uma grande conquista para todos nós”, ressaltou o prefeito Cesar Filho, afirmando ainda que o processo de criação do curso foi exitoso porque é resultado da atual unidade política. “O trabalho articulado dos nossos deputados, Cristina Silvestri, Bernardo Carli e Artagão Junior, com apoio da reitoria da universidade, sensibilizou a governadora. E temos outros exemplos, como o hospital regional e o Centro de Especialidades, a duplicação das rodovias que cortam o município em seu perímetro urbano, a estruturação do aeroporto, frutos do mesmo processo e da mesma capacidade de entendimento”, acrescentou.

“O tão esperado curso de medicina é uma demanda de muitos anos, solicitada por todos os municípios da região e discutida em conjunto. Este ato entra para a história acadêmica da Unicentro. É Guarapuava e região possibilitando vagas importantes para formação de homens e mulheres que colocam seu conhecimento para salvar as pessoas. Um ato emblemático e que me dá uma grande alegria’, afirmou a governadora­­­­, destacando que é fundamental descentralizar a saúde. A governadora também enalteceu o trabalho de articulação do prefeito Cesar Filho, reitor Aldo Bona, e dos Deputados Bernardo Carli, Artagão Junior e Cristina Silvestri. “Sem este trabalho conjunto, a implantação do curso não seria possível”, acrescentou.

Segundo o reitor, Aldo Bona, o primeiro vestibular está previsto para setembro deste ano e o início das aulas em 2019. Serão ofertadas 40 vagas, com aulas no campus Cedeteg. Ainda segundo o reitor, o curso de medicina na Unicentro será uma oportunidade de ensino gratuito e de qualidade para jovens de Guarapuava e região. “Só temos a agradecer a todas as forças políticas pela união e comprometimento”, ressaltou, destacando que a universidade tem autonomia para implantar o curso, pois o processo iniciou em 2014, já tendo tramitado na esfera federal. “Aguardávamos, desde então, apenas a liberação do Governo do Estado, e que hoje se concretizou”, finalizou o reitor.

“É um momento histórico para Guarapuava e região. O curso de Medicina em uma universidade pública era o que faltava para nossa cidade consolidar-se como cidade polo na educação e na saúde. Para mim, é muito gratificante ter a oportunidade de contribuir com mais essa conquista”, enfatizou Cristina Silvestri.

Para o deputado Artagão Junior, essa conquista vem enaltecer a Unicentro, Guarapuava e toda a região “A implantação deste curso é uma batalha vencida, mas a luta continua e a mobilização também para que possamos continuar superando todas as barreiras”, destacou. Para o deputado Bernardo Carli, o dia da assinatura do decreto está marcado na história de Guarapuava e o ensino público e gratuito democratiza a educação.

O prefeito Cesar Silvestri Filho afirmou ainda que o curso de Medicina na Unicentro causa impacto direto na economia de Guarapuava e a população terá médicos formados na cidade e que conhecem a realidade local. “Serão 40 vagas todos os anos. Por um lado, nossos jovens vão poder estudar próximo de suas famílias e teremos mais chances de que, ao se formarem, permaneçam na cidade, ampliando assim a oferta de profissionais na área, que é uma carência em nossa cidade e região. Por outro lado, vamos receber pessoas de outras cidades e estados que vão ajudar a aquecer nossos setores imobiliário e comercial. É mais desenvolvimento, geração de emprego e mais oportunidades para todos”, finalizou Cesar Filho.

Também participaram da solenidade presidente da Câmara de Vereadores, João Napoleão, vereadores, deputado federal Alex Canziani, prefeitos da região, reitores das universidades estaduais e outras instituições de ensino superior, secretários municipais e representantes de diversas entidades.

Postado em: 18/05/2018