Trinta e um servidores estatuários do Município aderem ao Programa de Desligamento Voluntário

24/04/2018

Na manhã desta terça-feira (24), a Secretaria de Administração realizou uma cerimônia de despedida para os 31 servidores estatutários que aderiram ao PDV (Programa de Desligamento Voluntário). Na ocasião, os servidores receberam das mãos do prefeito Cesar Silvestri Filho e do vice-prefeito e secretário de Agricultura e Turismo, Itacir Vezzaro, e dos secretários municipais de Administração, Denise Abreu Turco; de Habitação e Urbanismo, Flávio Alexandre; de Educação, Doraci Senger Luy; e de Obras, João Edson, uma placa de agradecimento pelos serviços prestados ao município.

“Com uma gestão moderna e eficaz, a atual administração desenvolveu esse projeto que oportunizou a esses servidores optarem, voluntariamente, pelo seu desligamento. O programa tem se mostrado eficaz e satisfatório tanto para os cofres públicos quanto para os funcionários que aderem. Além disso, também há um ganho social, possibilitando aos que  aderiram buscar novas oportunidades e realizar desejos pessoais. Somos muito gratos à todos os servidores que ao longo de todos esses anos realizaram um trabalho digno e de qualidade, acrescentando muito ao serviço público municipal”, afirmou o prefeito Cesar Silvestri Filho.

De acordo com a secretária de Administração, Denise Abreu Turco, o PDV foi aprovado pela Câmara de Vereadores em dezembro de 2017 e vigorou até o dia 16 de abril. Ao todo, 58 servidores celetistas poderiam aderir ao Programa de Desligamento Voluntário. “A atual administração municipal percebeu a necessidade de implantar esse programa, pois muitos servidores precisavam apenas do incentivo e essa foi a oportunidade que aguardavam. Esse projeto de lei visou beneficiar os celetistas, ou seja, aqueles empregados contratados sem concurso público antes da Constituição Federal de 1988, e que quiseram a aposentadoria. Os 31 servidores que aderiram ao projeto são oriundos das secretarias municipais de Administração, Educação, Habitação, Obras e Agricultura”, esclareceu Denise, acrescentando que o Município vai indenizá-los como forma de valorização pela dedicação ao serviço público.

Adir José da Costa, 58 anos, era o servidor mais antigo da Prefeitura de Guarapuava. Com 42 anos de contribuição na administração pública, começou na prefeitura aos 16 anos. “Na época, a secretaria de Obras estava contratando, então resolvi ir fazer um teste. Por sorte, eu passei e comecei  na fábrica de tubulações. Ao longo desses anos, eu fiz muitas amizades que vão continuar comigo, pois são minha segunda família. A missão foi cumprida. Agora vou me dedicar aos trabalhos da igreja como missionário”, contou Adir.

Quem também aderiu ao PDV foi João Maria dos Santos, 64 anos. Com o título de segundo servidor que mais antigo do Município, João viu no programa a oportunidade de dar uma pausa na função pública e realizar projetos na área de consultoria. “Na época eu fui convidado a participar do quadro funcional da prefeitura. Trabalhei a vida toda no Departamento de Recursos Humanos e, por lá, fiz de tudo, desde folha de pagamento até lançamentos de fundo de garantia. Foi uma experiência e tanto. Hoje, me orgulho de ter aprendido e ensinado tantas pessoas. Trabalhar no município por 41 anos foi uma experiência única que vou levar para o resto da vida. Só tenho a agradecer”, finalizou João.