Prefeitura Municipal de Guarapuava
Treinamento da Defesa Civil reúne subcoordenadorias em Guarapuava
treinamento defesa civil

Como parte das ações de treinamento, a Defesa Civil de Guarapuava reuniu, na manhã desta quinta-feira (22), representantes das subcoordenadorias municipais para repassar ações de proteção que possam minimizar e prevenir desastres ocasionados por eventos naturais. “Hoje temos uma formação consistente da Coordenadoria da Defesa Civil em Guarapuava e, em caso de qualquer desastre natural, já temos a consciência de como devemos atuar”, explica a coordenadora da Defesa Civil Municipal, Rosely Haick Vitorassi.

O encontro, referente ao SCI (Sistema de Comando de Incidente), abordou as fases de administração dos desastres, estrutura da Defesa Civil e as responsabilidades de cada membro das subcoordenadorias. “Desde que o prefeito Cesar Silvestri Filho instituiu a Defesa Civil em Guarapuava, a cada ano estamos mais organizados. E agora, com a Campanha Mundial de Redução do Risco de Desastres estamos treinando nossa equipe para o entendimento de comando de incidentes. O principal objetivo é que, quando houver anormalidades, a resposta seja rápida e articulada e cada um saiba qual papel desempenhar de forma organizada”, explica o cabo José Edemilson Espínola, do Corpo de Bombeiros, representante da Coordenadoria Regional da Defesa Civil.

Para o assessor de gabinete, Carlos Marcelo Kaliberda, da subcoordenadoria da Secretaria de Educação e Cultura, o treinamento é de extrema importância para que todos os membros possam compreender suas funções na Defesa Civil. “No caso de qualquer incidente natural, a Defesa Civil vai nos comunicar e vamos nos reunir, mas com a compreensão de que já sabemos qual é nosso papel dentro da subcoordenadoria e a quem devemos nos reportar”.  Já para Claudinei dos Santos, diretor do departamento de Transportes e Segurança da Prefeitura de Guarapuava, a iniciativa inédita é mais um incentivo para que todos estejam interligados com as ações da Defesa Civil. “Esse conhecimento técnico nos prepara nas questões da prevenção dos incidentes”, completa Claudinei.

Campanha Mundial de Redução do Risco de Desastres

Durante a reunião também foi abordado o tema da Campanha Mundial de Redução do Risco de Desastres “Construindo Cidades Resilientes: minha cidade está se preparando”, iniciativa da ONU (Organização das Nações Unidas), da qual Guarapuava faz parte. “O Brasil é o país que está em primeiro lugar nessa campanha com 550 cidades inscritas nessa campanha. Já temos um histórico de desastres naturais em nosso país e sabemos como a recuperação é difícil, por isso temos o reflexo de que as autoridades municipais estão se conscientizando de que prevenir é melhor que remediar”, explica o Cabo Espínola, representante da Coordenadoria Regional da Defesa Civil.

Uma cidade resiliente é aquela que tem a capacidade de resistir, absorver e se recuperar de forma eficiente dos efeitos de um desastre e, de maneira organizada, prevenir que vidas e bens sejam perdidos.“Participar de uma campanha como essa contribui ainda mais com nosso trabalho em Guarapuava. A atual administração municipal, órgãos de segurança e entidades mantemos uma atuação coordenada para prestar atendimento eficiente e rápido em caso de enchentes, por exemplo”, afirma o prefeito Cesar Silvestri Filho.



Gostou desta matéria? Então Compartilhe!

Voltar

Rua Brigadeiro Rocha, 2777 - Centro, CEP: 85010-210 - Guarapuava - Paraná - Brasil

Fone: (42) 3621-3000

Horário de Atendimento: 12:00 - 17:00

Youtube    Facebook    Instagram
CFW Agência de Internet