Prefeitura Municipal de Guarapuava
Técnicos da Secretaria de Meio Ambiente participam de treinamento sobre licenciamento para controle de emissão de gases atmosféricos e material particulado
treinamento (15)

Nesta terça e quarta-feira (24 e 25), engenheiros, biólogas e agentes fiscais que atuam no setor de Licenciamento e Fiscalização Ambiental da Secretaria de Meio Ambiente de Guarapuava participaram de um treinamento sobre controle de emissão de gases atmosféricos e material particulado. A iniciativa visou orientar os participantes em como realizar futuras vistorias e relatórios nesse segmento.

“Guarapuava já realiza desde 2015 o licenciamento e fiscalização ambiental, sendo o primeiro município do interior do Paraná a garantir essa autonomia, que além de agilizar os processos, amplia o monitoramento ambiental. Agora, queremos expandir ainda mais esse serviço, fiscalizando o controle de emissão dos gases atmosféricos e material particulado nas indústrias da cidade. O treinamento de hoje foi o primeiro passo para preparar nossos técnicos, que futuramente poderão fiscalizar, orientar e exigir das empresas quando houver problemas de poluição”, destacou o secretário de Meio Ambiente, Celso Araújo, acrescentando que Guarapuava também foi a escolhida para receber o SGA (Sistema de Gestão Ambiental), uma ferramenta online que possibilita gerar solicitações de licenciamento ambiental pela internet.

De acordo com a chefe do Departamento de Qualidade do Ar do IAP, Dirlene Cavalcanti e Silva, se Guarapuava aderir ao processo de emissão do licenciamento de controle de gases atmosféricos e material particulado, será a segunda cidade do Estado a fazer esse processo. “Atualmente apenas Curitiba realiza os trâmites desse tipo de processo, ou seja, atende todas as regionais do Paraná. Sendo assim, o processo de licenciamento para os empreendedores demora cerca de seis meses para ser concluído. Futuramente, se Guarapuava conseguir essa autonomia, todo o processo vai ser acelerado, caindo pelo menos pela metade do tempo”, esclareceu Dirlene, explicando que ao longo dos dois dias foram repassadas informações teóricas e realizadas visitadas em algumas indústrias da cidade afim de aproximar os participantes das realidades que envolvem esse tipo de licenciamento.

Postado em: 25/07/2018



Gostou desta matéria? Então Compartilhe!

Voltar

Rua Brigadeiro Rocha, 2777 - Centro, CEP: 85010-210 - Guarapuava - Paraná - Brasil

Fone: (42) 3621-3000

Horário de Atendimento: 12:00 - 17:00

Youtube    Facebook    Instagram
CFW Agência de Internet